Reviews

Aparição by Vergílio Ferreira

joanamlr's review against another edition

Go to review page

3.0

“E, todavia, como é difícil explicar-me! Há no homem o dom perverso da banalização. Estamos condenados a pensar com palavras, a sentir com palavras, se queremos pelo menos que os outros sintam connosco. Mas as palavras são pedras.”

"Tu disseste que era diferente, que vermo-nos não era vermo-nos nos outros. Quando a gente sente a sério uma coisa, julga que ninguém mais a sente. Julga-o, porque é difícil exprimir isso que sente. Tu julgas que o velho Deus e a violência estúpida da morte e o milagre da vida nunca entraram nas minhas contas. Entraram. Mas agora são como animais familiares. Durmo bem no meio deles."

silveea's review

Go to review page

3.0

Gostei, contudo acho que ainda sou pouco matura para compreender o livro na sua totalidade. Mas será sempre um livro que poderei ler ao longo da vida, pois sei que irei ter várias interpretações.

promfairy's review

Go to review page

5.0

i wonder if someone has killed themselves because of this book. should i be the first
(i love you so much sofia)

rpadrao's review against another edition

Go to review page

5.0

Na verdade, é mais 4,5 *...

Gostei muito da narrativa paralela, embora isso seja apenas o pretexto para expor a consciência que cada personagem tem de si próprio e do significado da sua própria vida. Muito interessante a perspectiva de que, partindo do mesmo problema (quem sou eu e o que faço aqui), cada personagem chegue a conclusões muito diversas e mesmo totalmente opostas.

Gostei menos da construção frásica do Virgílio Ferreira e da linha de pensamentos do narrador: complexa em excesso sem aparente necessidade e de sequência lógica questionável. A linha de raciocínio parece dar saltos de uma frase para outra, porque o narrador espera que o leitor tenha o mesmo raciocínio que ele e por isso se escusa de descrever todo o processo mental.

Claro que é (muito!) difícil abordar o existencialismo em profundidade de uma forma simples e sintética. Mas nesse aspecto acho que Sommerset Maugham (Servidão Humana) e Albert Camus (O Estrangeiro), que foram dois livros que li recentemente, são exemplos de que com uma linguagem simples e directa se consegue abordar e dissertar sobre este tema tão complexo.

cateconut's review against another edition

Go to review page

4.0

*a pensar sobre a vida*

mickisaway's review against another edition

Go to review page

4.0

a Sofia depois de seduzir todos os homens deste livro, incluindo o professor dela, e depois começar a namorar com um psicopata que gosta de matar animais so para fazer ciúmes ao professor e depois convencer o namorado a mata-la porque ela era suicida

iris_sofia07's review against another edition

Go to review page

challenging dark mysterious tense medium-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? No
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? Yes

4.0

awispofblue's review against another edition

Go to review page

I would give to his writing all the stars. Why only three then? Because I lacked empathy with the main character, the narrator - because I felt I could touch the distance that separated us. Because looking at him, reading his mind was like looking at my past, at the existentialism that lived in me for a couple of years - and now I've moved away from it, and if my current self is always my fave one, then that only distances me more.

raquelssilva's review against another edition

Go to review page

4.0

O ritmo alucinante dos pensamentos, a criatividade das descrições e o uso maravilhosamente excessivo de recursos estilísticos na transmissão de emoções tornaram-se, para mim, marcos gritantes da escrita de Vergílio Ferreira, que neste 'Aparição' se exalta - "ao mais alto nível". Não é um livro fácil de engolir, os momentos de 'boca aberta' são frequentes e o cariz existencialista exige um determinado estado de espírito para nos deixarmos envolver, mas é sem dúvida uma das grandes obras e leitura obrigatória da língua portuguesa.

Crítica completa:
http://leiturasmarginais.blogspot.pt/2014/04/aparicao-vergilio-ferreira.html

inesjrdias's review against another edition

Go to review page

5.0

Inquietante.