Reviews tagging 'Body shaming'

The Sign of Four by Arthur Conan Doyle

2 reviews

pedanther's review against another edition

Go to review page

adventurous mysterious medium-paced
  • Plot- or character-driven? Plot
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? It's complicated
  • Flaws of characters a main focus? Yes

3.25


Expand filter menu Content Warnings

ggcd1981's review against another edition

Go to review page

adventurous dark mysterious medium-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? It's complicated

4.5

The Sign of Four é o segundo livro na série de Sherlock Holmes e, na minha opinião, foi melhor do que o primeiro. Nessa obra a atmosfera de Londres Vitoriana estava ainda mais intensa e mesmo quando em partes do livro a narrativa mudou de localização para a Índia enquanto um dos personagens contava partes da história foi muito mais atmosférico e misterioso do que o enorme flashback nos Estados Unidos de A Study in Scarlet. A narrativa, acredito, foi mais bem construída também pois Holmes e Watson figuram na maior parte da história e não foram necessárias extensas porções do livro com personagens secundários e longe dos protagonistas, como foi o caso do primeiro livro. Em The Sign of Four foi introduzido a personagem Mary, interesse romântico de Watson. Ela é honesta, firme, de caráter e coragem, mas não foi particularmente marcante. O mistério foi mais intrigante também em relação ao primeiro livro, apesar do tema vingança ter se repetido, esse foi desenvolvido de forma mais interessante.
O cenário montado nessa segunda obra foi bem mais estimulante, especialmente com cenas marcantes como a cena de um dos personagens no seu leito de morte vendo na janela o rosto terrível do homem que temia.
Mesmo já sabendo um pouco do que se tratava a resolução do mistério (em se tratando de Sherlock Holmes é quase impossível não ter nenhum spoiler) ainda assim desfrutei da leitura. O ponto negativo do livro foi o racismo e o body shaming direcionado ao personagem que pertencia a um dos povos pigmeus. Isso é não justificável, mas esperado de um livro escrito em 1890. Tendo isso em vista minha nota da obra é baseada na atmosfera, personagens e o mistério desenvolvido. Assim dou 4.5 estrelas.


Expand filter menu Content Warnings