Reviews

Levantado del Suelo / Raised from the Ground by José Saramago

matildasamagaio's review against another edition

Go to review page

5.0

O amor transmitido no âmbito das relações familiares transcritas neste romance tornam a sua leitura uma experiência tremendamente emocional. Faz-nos refletir acerca da efemeridade da vida e das nossas fugazes reações perante as vicissitudes com as quais nos deparamos. Para mim, foi o capítulo do parto de Gracinda Mau-Tempo: tornou uma labuta numa obra quase que poética. Este livro tocou-me grandemente e estarei a mentir se não se deram alturas de espetacular comoção - algo que, não obstante, não é incomum no meu caso.
A perseverança de Faustina, a coragem de João e de António - essas, ficarão sempre no meu coração enquanto me relembrar da leitura deste lindo livro.

thebookthiefgirl's review against another edition

Go to review page

5.0

Acerca desse livro,Saramago disse “Um escritor é um homem como os outros:sonha.E o meu sonho foi o de poder dizer deste livro quando o terminasse :”Isto é o Alentejo.” “

•A história passa-se sensivelmente num dos períodos mais conturbados e instáveis da história de Portugal, entre a instauração da República e os anos imediatos ao 25 de Abril.A província alentejana de Monte Lavre serve de palco a ambientes caóticos,de opressão social e miséria extrema.Ideais comunistas e greves acometem nas cabeças dos pobres homens e suas família que,para se levantarem do chão e da opressão sob a guarda, o latifúndio e o governo ,tiveram que lutar e mostrar provas de resilência.Porque “ às vezes a gente começa a lutar por uma coisa e acaba por ganhar outra, e esta é que era a melhor das duas”. Perdas incalculáveis, conflitos, amores e fomes não chegam para resumir este livro.Brilhante e irónico.Como só Saramago consegue fazer. •

scabral's review against another edition

Go to review page

4.0

A luta social, a contestação, as imensas desigualdades…luta obstinada e de muitos sacrifícios, feita sobre um ambiente de miséria rural em pleno Alentejo profundo....é duro, mas vale mesmo a pena ler.

Sobre esta obra escreveu Saramago:
"Um escritor é um homem como os outros: sonha. E o meu sonho foi o de poder dizer deste livro, quando terminasse: Isto é um livro sobre o Alentejo."

tatianamgriffin's review against another edition

Go to review page

5.0

Esse livro colocou-me em lágrimas mais de uma vez. Lembra-me muito dos livros Vidas Secas de Graciliano Ramos e O Quinze de Raquel de Queiroz. A vida de um povo que apenas trabalha e pouco ganha. Gerações de pobreza e abuso, de migração e esperança por melhores condições. Uma luta constante por mínimos direitos a uma vida digna. Há uma força e uma secura nas palavras dessa obra. O belo estilo de Saramago é sempre um presente, e a seriedade com a qual ele retratou as vidas do povo do latifúndio nos ensina a reconhecer muito sobre a história de Portugal. Recomendo imenso!

mel16's review against another edition

Go to review page

  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? Yes

3.75

ritapontotomas's review against another edition

Go to review page

5.0

Que coisa linda.

helenaibr's review against another edition

Go to review page

2.0

“e todo o mais deste destino está explicado nas linhas de ir e voltar”

Este é um daqueles livros que terei de reler mais tarde, numa altura, quem sabe, mais propícia à apreciação de todas as suas potencialidades. Esta experiência de primeira leitura não foi muito boa, por uma série de razões.

Em primeiro lugar, fui interrompendo esta leitura com outros livros que precisava de ler para outros trabalhos, e isso afetou bastante a fluidez da narrativa. Como se trata de um romance sobre gerações, é fácil que o leitor se perca entre os nomes e as relações entre as personagens, principalmente se não fizer uma leitura consistente e atenta (como foi o meu caso).

Em segundo lugar, a história não me cativou muito, exceto pelo facto de remontar a um contexto espácio-temporal que me interessa particularmente. Os ciclos repetitivos, apesar de intencionais, pareceram-me demasiado repetitivos, ao ponto de tornar a narrativa aborrecida e previsível.

Para além disso, nenhuma personagem me marcou muito enquanto nitidamente diferente das outras. É de realçar o episódio da tortura de António Mau-Tempo enquanto testemunho dos mecanismos de repressão do regime salazarista, mas, ainda assim, o seu propósito de vida era o mesmo que o de todas as outras personagens, e a sua trajetória na narrativa bastante linear.

No entanto, reconheço que esta é uma obra fundamental para o aprofundamento da compreensão da vivência dos trabalhadores agrícolas do período salazarista, e para que se recordem as múltiplas e terríveis armadilhas do fascismo. É, ainda, o romance inaugural do estilo saramaguiano, pautado pela fluidez do discurso intercalado com reparos mais ou menos subjetivos por parte do narrador.

Em suma, este não é um romance célebre pelas suas personagens extraordinárias e reviravoltas na ação, mas pela maneira como captura, como que pelos olhos de muitas pequenas formigas, a forma como a soma do sofrimento das gerações que tentaram “levantar-se do chão” possibilitou que, eventualmente, uma delas pudesse usufruir do poder de trabalhar digna e livremente.

madalenaaferreira's review against another edition

Go to review page

emotional reflective sad slow-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? It's complicated
  • Flaws of characters a main focus? It's complicated

5.0

louvaadeus's review against another edition

Go to review page

hopeful inspiring reflective medium-paced

5.0

kiayaa's review against another edition

Go to review page

challenging emotional inspiring tense medium-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? It's complicated
  • Flaws of characters a main focus? It's complicated

3.75