Reviews

Homossexuais no Estado Novo by São José Almeida

anaisabel97's review

Go to review page

4.0

Este livro foi um choque. A homossexualidade sempre foi um tema que me cativou a atenção, e tenho muita curiosidade em descobrir quais eram as visões da sociedade a esse respeito em determinadas épocas. No entanto, algumas passagens desta obra entristeceram-me e revoltaram-me bastante. Destaco:
"As palavras usadas para definir a homossexualidade são sempre feias, quer se trate de homossexualidade masculina quer feminina. Uranista, maricas, paneleiro, panasca, bicha, larilas, sáfica, tríbade, lésbica, fufa."; "Só em 1973 a homossexualidade saiu da lista de doenças da Associação Americana de Psiquiatria, sendo retirada da lista internacional de doenças da Organização Mundial de Saúde apenas em 1993. Assim perdura a visão da homossexualidade como doença, que pode e deve ser tratada, e como perversão, que tem de ser corrigida."; "Aquilo que foi pecado, depois foi crime e agora é doença que deve ser tratada. Os homossexuais saem das prisões e passam para os hospitais."
Podemos respirar de alívio e dizer "oh, isto foi há 83 anos atrás" (visto que o Estado Novo começou em 1933), mas a verdade é que o tempo passa e as nossas mentes continuam fechadas. E é muito, muito triste constatar isso, principalmente numa era dita 'desenvolvida'.
É incrível que as pessoas alimentem ainda um ódio tão mesquinho e profundo por algo que nunca conseguirão combater: O AMOR.
More...