Reviews

Persepolis, by Marjane Satrapi

shashashasha's review against another edition

Go to review page

adventurous dark emotional funny hopeful informative inspiring reflective sad tense fast-paced

5.0

spark_879's review against another edition

Go to review page

medium-paced

4.0

ensaiosobreodesassossego's review against another edition

Go to review page

5.0

"Vais conhecer muitos idiotas na vida. Se te magoarem, lembra-te de que é porque são estúpidos. Assim, não vais reagir à sua crueldade. Porque não há nada pior do que ser amargo e vingativo... Mantém sempre a tua dignidade e sê verdadeira contigo mesma."

'Persépolis' é uma das histórias aos quadradinhos mais conhecidas dos últimos tempos, exactamente pelo seu valor histórico e auto-biográfico.

O título do livro é uma referência à capital do antigo Império Persa, que é hoje o Irão, e é um livro de memórias da autora, entre a infância até entrar na vida adulta. A autora passou muita coisa na sua vida e vale a pena ler para conhecer esta história de vida incrível.
É um livro que se lê bastante rápido (em 24 horas, até), mas é tudo menos um livro simples, apesar da história ser contada com alguma ligeireza.

'Persépolis' começa quando a narradora ainda não tinha 10 anos e o Irão ainda era governado pelo Xá, uma altura em que esta sociedade era moderna e "ocidentalizada". Depois de uma revolução popular, em 1979, o objectivo era tornar o país numa República democrática, mas, em vez disso, o Irão passou a ser um país fundamentalista islâmico. Hoje, o líder religioso e o líder do Governo são os mesmos, as leis do país são as leis islâmicas.

O Irão é dos países que mais quero conhecer e que mais me desperta curiosidade, precisamente por toda a sua história e cultura. Já sabemos que aqui no Ocidente, e especialmente nos EUA, o Irão tem uma imagem péssima, de país terrorista e extremista. Isto reflecte-se no preconceito, nas políticas anti-imigração e alguma estupidez que certos líderes ocidentais ainda perpetuam.

O livro é óptimo para desconstruir preconceitos, para deixarmos de associar o Irão a coisas negativas, ao terrorismo e a repressão. É bom lembrar que o povo deste país também é humano, também sofre como nós. A autora utiliza muito o humor como forma de chamar a atenção para estes preconceitos e estereótipos.

Adorei a arte a preto e branco, adorei conhecer a história de vida da autora e adorei todo o aspecto cultural e histórico do livro. 'Persépolis' é um livro intenso e, sobretudo, imperdível!

sophia2203's review against another edition

Go to review page

challenging dark emotional funny hopeful informative inspiring reflective sad medium-paced

5.0


Expand filter menu Content Warnings

maudbakkum's review against another edition

Go to review page

emotional funny informative inspiring reflective sad fast-paced

5.0

linguistictabby's review against another edition

Go to review page

funny informative reflective fast-paced

4.0

ketsy95's review against another edition

Go to review page

5.0

Arresting in the best of ways. This is required reading.

rolling_in_dough's review against another edition

Go to review page

dark emotional funny hopeful informative medium-paced

5.0

petrock28's review against another edition

Go to review page

dark informative sad tense medium-paced

4.0

jwelchreads's review against another edition

Go to review page

adventurous emotional informative fast-paced

4.75