Scan barcode
hazbean's review against another edition
- Diverse cast of characters? No
Moderate: Transphobia
rafacolog's review against another edition
adventurous
challenging
fast-paced
- Plot- or character-driven? A mix
- Strong character development? It's complicated
- Loveable characters? No
- Diverse cast of characters? No
0.25
Galera tem muita memória afetiva, mas é um lixo
Nota 1/5= é ridículo de ruim
Leitura= 03/2016
Vamos ser honestos quando lemos algo na infância pode parecer incrível, mas se você reler pode descobrir muita coisa ruim e problemática (no meu caso, foi “as minas do rei Salomão” que é racista pra caramba). Porém eu não vejo o que tem de bom nesse livro “apesar das problemáticas” para ainda ter gente defendendo isso.
Explicando um pouco da minha relação com essa saga: assisti os filmes quando criança fora de ordem, aprendi tudo que faltava nos filmes com colegas fãs, wikis de HP e fanfic. E a quantidade de fanfic que merece prêmio de literatura de tão bom baseado nessa porcaria me deixa pasma. Li os livros com certa expectativa por isso, depois foi por certa vergonha de não gostar no meio dos meus amigos e esperava que fosse melhorar em algum ponto, até então sem sair os podres da autora.
A única coisa boa de todo livro é o conceito genérico de bruxaria, escola de magia e animais mágicos, porque o resto é patético. Todos os personagens são meio insuportáveis, a relação entre todos é meio baseada em abuso verbal e emocional em vários níveis.
A lógica não existe para 99% das coisas que acontecem (muita coisa existe para o plot e é destruída no final porque facilita para autora). Nada é muito explorado ou explicado, quem tenta dizer o contrário tem a mostrar wikis oficiais (o que não torna nada canon, só prova que a escrita é ruim demais) e extras no formato de “livro de escola” (que são chatos).
A escrita é um tédio. Eu sei que é para criança, mas não é desculpa para ser mal escrito e para tanto bullying e relação tóxica. Parece que deveria ter um conceito de evoluir e mudar o mundo, mas no fim todos que representam isso morrem, se tornam parte do sistema, tem arcos de redenção ridículos ou uma mix dos três.
Eu poderia passar horas falando sobre todas as coisas ruins, mas dá para resumir com o livro é bem meia boca até para apresentar para crianças e a autora é completamente podre. Contra ela tem acusações de racismo, antissemitismo, entre outros, mas o mais óbvio é que ela tem orgulho de ser transfóbica.
Eu consumi muito dessa saga (filmes, jogos), apoiando essa pessoa merda, algo que me arrependo. Então vou dar minha opinião sincera e lembrar a todos que não se separa obra do autor quando essa pessoa usa os lucros para financiar discursos preconceituosos, não importa quanto peso tenha sua memória afetiva.
Se puderem, façam doações para Casa Florescer 2 de SP que acolhe pessoas trans e travestis (que tal 5 reais para cada livro que leu da transfóbica?) e outras causas importantes (ex: Care for Gaza, padre Júlio Lancellotti), afinal se conseguimos dar tanto lucro para esses livros, podemos doar no mínimo para compensar o quanto já ajudamos pessoas escrotas.
Moderate: Bullying, Child abuse, Death, Racism, Transphobia, and Death of parent
ddmgembala's review against another edition
Author is a bigot
Graphic: Ableism, Fatphobia, Homophobia, Racism, Transphobia, Antisemitism, Islamophobia, and Cultural appropriation
ash_sunshine's review against another edition
3.75
Graphic: Slavery and Transphobia
amishemokid's review against another edition
Graphic: Transphobia
Moderate: Transphobia
Minor: Transphobia
saukittome's review against another edition
3.5
Moderate: Child abuse
Minor: Transphobia and Antisemitism
miriam_in_life's review against another edition
Graphic: Transphobia
lionelle's review against another edition
Graphic: Transphobia