wonbit's review against another edition

Go to review page

4.0

triste pensar que continua tudo na mesma.. mundo cheio de injustiças e desiquilíbrios

phsouza447's review against another edition

Go to review page

dark emotional informative sad slow-paced

5.0

regulardragon's review against another edition

Go to review page

challenging dark emotional informative reflective sad tense fast-paced

5.0

arieslofi's review against another edition

Go to review page

dark informative fast-paced

4.0

vi alguém aqui a dizer que este livro é importante por ser um documento histórico, não tanto uma obra literária, e concordo plenamente.
é-me um pouco difícil fazer resenha de um livro assim já que é tão pessoal, mais até que uma memória, na minha opinião. uma memória é um livro escrito após o facto, um diário não; vemos a repetição e a dor enquanto ela acontece, não numa lembrança.
também vi alguém a dar 2 estrelas porque a autora é hipócrita, que odeia a favela e os favelados sendo ela mesmo uma — deve ter sido ou falta de contexto ou tradução impessoal, porque não achei nada disso na versão original. não acho que seja hipocrisia, uma vez que as pessoas tratavam-na mal só porque sim, apesar dela os tratar com o mínimo de respeito em primeiras interações.
por isso, fica a 4 estrelas porque sim, é importante, mas sendo algo tão pessoal deixa-me meio desconfortável dar mais ou menos que isso, lol. também porque admito que havia partes em que eu não aguentei e dei umas risadas, como "cala a boca, tuberculosa" e uma das mulheres a dizer que já não se ia suicidar porque d--s a vinha salvar...
enfim, é uma leitura um pouco difícil devido ao facto de ser real, mas ao mesmo tempo lê-se bastante bem e rápido. 

Expand filter menu Content Warnings

mrsherrera's review against another edition

Go to review page

reflective sad medium-paced

5.0


Expand filter menu Content Warnings

lumoreira's review against another edition

Go to review page

emotional reflective sad tense fast-paced

5.0

memita's review against another edition

Go to review page

4.0

É ingrato classificar um livro que é escrito por uma pessoa pobre, que passa fome, não consegue dar uma vida boa aos filhos, não tem conforto nem paz de espírito por um segundo que seja. Não dá para classificar a vida de quem não teve oportunidades, de quem fez o melhor que pode com os meios que teve. Literariamente, é pobre, tem erros ortográficos, é repetitivo, pouco desenvolvido, os acontecimentos tanto começam como logo terminam de tão mal explicados. Historicamente, é uma peça preciosa da vida real, é um testemunho de quem deixou gravado no papel o seu sofrimento diário. Carolina Maria de Jesus era inteligente, lutadora, respeitosa... imagino o que poderia ter feito de mais e melhor, o que poderia ter conquistado, o quão feliz poderia ter sido, se tivesse o conforto de não passar fome, de não viver suja, se se tivesse deixado ser amada, se tivesse deixado a favela.

Posto isto, a classificação reflete a importância da sua leitura por todos nós enquanto também espelha as lacunas literárias.. um trabalho em bruto, não trabalhado, porém, honesto e necessário. Aconselho uma leitura com moderação para que o sofrimento não se torne banal aos nossos olhos.

rachelb36's review against another edition

Go to review page

3.0

3.5 stars

De Jesus was a black woman living in a Brazilian slum in the late 1950s, and a single mom of three. She writes about slum life in her diary; she had only a second-grade formal education, but that was enough to develop a love for reading and writing.

It was obviously sad to read about such extreme poverty, and discouraging to realize that after fifty-some years, slum life is the same as it's always been, no matter where the slum is located. The events and attitudes de Jesus recounted were strikingly similar to those described in "Behind the Beautiful Forevers" about a slum in Mumbai in more recent years.

There is some profanity and the author references sex fairly often, as she reports on the goings-on in the favela (slum), and sadly, there's a lot of prostitution and abuse.

The entries all run together, so it's frustrating to find a good stopping place. It would have been nice to have a page break for each month.

robdawgreads's review against another edition

Go to review page

5.0

A glimpse into what life was like in the favellas of Sao Paulo in the 50s-60s for a woman and her children. I'll be honest, it made me cry and my heart ache but it is worth the read.

alisarae's review against another edition

Go to review page

5.0

Eu sempre era fascinada por diários. Adoro ler sobre o dia-dia dos outros. Este diário é exemplar porque a autora traça as personagens (que são os vizinhos) de forma envolvente e interessante.

Como é triste que poucas coisas mudaram até hoje nas vidas dos pobres do Brasil. Este livro é o argumento mais forte que já vi em prol da continuação das verbas para SUS e Bolsa Família. Como a vida da Carolina poderia tido sido melhorada com um pouco de medicamento e arroz!

Outra coisa que mudou desde então: o surgimento de drogas e gangues altamente organizadas (ex: PCC). Carolina reclama muito dos efeitos de pinga nas vidas dos favelados; imagina hoje com craque e cocaína. Depois de ler este livro e [b:Prisioneiras|35062389|Prisioneiras|Drauzio Varella|https://i.gr-assets.com/images/S/compressed.photo.goodreads.com/books/1493908270l/35062389._SY75_.jpg|56355386] por Drauzio Varella, é fácil ver por que PCC tomou conta do país tão facilmente. A falha nos serviços básicos é preenchido com uma cesta mensal e julgamentos que resolvem brigas com eficiência. Os ricos tem medo dos pobres, do crime, da violência, de comunismo..... gente, é só providenciar os básicos e tudo isso resolve.