Reviews

Seeing by José Saramago

annakorda's review against another edition

Go to review page

5.0

Παρά τη χαζομάρα μου να ξεκινήσω από το Περί Φωτισεως και όχι από το Περί τυφλότητος, με αποτέλεσμα να φάω spoilers, δεν μπορώ να μην θαυμάσω την ζοφερή φαντασία του Σαραμαγκου. Τι κι αν είναι απαισιόδοξος; Αγαπώ τη φαντασία και τη γραφή του!!!!!

vibenaci's review against another edition

Go to review page

challenging reflective tense slow-paced
  • Plot- or character-driven? Plot
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? It's complicated

4.0

ricardosilvestre's review against another edition

Go to review page

4.0

“Num país indeterminado decorre, com toda a normalidade, um processo eleitoral. No final do dia, contados os votos, verifica-se que na capital cerca de 70% dos eleitores votaram branco. Repetidas as eleições no domingo seguinte, o número de votos brancos ultrapassa os 80%”.

“Ensaio Sobre a Lucidez” é um romance que aborda a questão das democracias mundiais na actualidade. O leitor mergulha numa história bastante realista e dramática onde os questionamentos surgem a cada virar de página: até que ponto as democracias são aquilo que pregam? Que papel representam os cidadãos e eleitores? Teremos nós algum poder de decisão ou tudo não passa de uma ilusão?

Eu gosto muito da escrita de José Saramago e aqui, mais uma vez, não desilude. Apesar de se tratar da sequela do também seu livro “Ensaio Sobre a Cegueira”, são duas histórias diferentes que podem ser lidas sem que seja obrigatória uma continuidade, e está tudo bem.

Uma das coisas que eu também aprecio na escrita do autor neste livro é o facto de não existirem nomes de personagens. Para alguém que como eu tem muita dificuldade em memorizar nomes de pessoas, o facto das personagens serem identificadas através das suas profissões (o inspector ou o primeiro-ministro) ou das suas características físicas (o rapaz estrábico) permite um melhor acompanhamento da trama, principalmente quando existe um grande número de personagens. Para mim funciona.

Escrita inteligente, sarcástica, cheia de observações importantes sobre assuntos do dia a dia fazem com que este seja o meu quarto livro deste autor.
E duvido que seja o último!

mariana_andrade's review against another edition

Go to review page

3.0

Um início muito de base política que me fez perder o fio da história e quase abandonar a leitura.

_soraya_pl's review against another edition

Go to review page

mysterious slow-paced
  • Plot- or character-driven? Plot
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? No
  • Diverse cast of characters? N/A
  • Flaws of characters a main focus? It's complicated

1.0

I think a lot was lost translating this into British English. You would read pages on end and not a period in site to end a sentence. It’s unfortunate because the premise of the story sounded interesting.

joaomlf's review against another edition

Go to review page

4.0

Saramago e a sua escrita em pleno esplendor a piscarem o olho à Distopia.

marianavert's review against another edition

Go to review page

4.0

4.5 ✨
Al principio fue un difícil comprenderlo por la forma en la que escrito pero una vez que te adentras en la trama es muy difícil dejar de leerlo. Es un tema muy "controversial" y la verdad me gustó bastante. Espero leer más ensayos y más Saramago pronto.

memita's review against another edition

Go to review page

4.0

4,5*

Saramago é genial, nada de novo. Ele pega numa possibilidade algo descabida, torna-a real, verosímil, e desenvolve a reação da sociedade à mesma, com perspicácia, ironia, inteligência e... lucidez. Este livro é particularmente engraçado pelas cutucadas que dá aos cidadãos, entre eles os do governo, e a forma caricata com que descreve certas situações. Do meio para o final, o livro torna-se mais sério, com um problema realmente grave em mãos de uma personagem completamente lúcida e justa. O final deixa-nos sem chão... e a pensar em quantas coisas estranhas acontecem sem que a população o saiba... Apesar do teor político, gostei bastante, senti-me envolvida na história como se se tratasse de um tema que adoro e em nenhum momento me senti entediada. Saramago é um génio e será para sempre imortal nas suas palavras e nas suas ideias.

inesnp's review against another edition

Go to review page

5.0

Apesar da exigência da forma da escrita, é o incrível conteúdo a que Saramago nos habituou. De uma maneira genial, narrando os acontecimentos como se de uma conversa se tratasse, descrevendo pormenores aparentemente aleatórios da vida corriqueira, o autor brinda-nos com uma história que demonstra a capacidade humana de presumir o pior do outro e de reagir a isso, mesmo sem motivos que o justifiquem, bem como a de agir para determinados fins, sem olhar a meios. Basicamente, é a história de como umas eleições parlamentares ocorridas sem qualquer ilegalidade ou corrupção descambaram em caos, por terem um resultado invulgar e completamente diferente do esperado.

mariana_condeco's review against another edition

Go to review page

challenging dark reflective medium-paced
  • Plot- or character-driven? Plot
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? Yes

4.25