Reviews

Totuus Harry Quebertin tapauksesta by Joël Dicker

ariiannafiacco's review against another edition

Go to review page

dark mysterious reflective tense medium-paced

5.0

lestior's review against another edition

Go to review page

mysterious medium-paced
  • Plot- or character-driven? Plot
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? No

4.0

klaracik's review against another edition

Go to review page

4.0

Neka se zna da sam procitala 800 strana knjige na francuskom

clarafernandez's review against another edition

Go to review page

challenging dark mysterious medium-paced
  • Plot- or character-driven? Plot
  • Strong character development? No
  • Loveable characters? No
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? It's complicated

3.75

soleilc's review against another edition

Go to review page

2.0

2.5 ⭐️

joanamlr's review against another edition

Go to review page

3.0

"A verdade sobre o caso Harry Quebert", por Joel Dicker, é, sem dúvida, um dos livros que mais me deixou dividida até hoje. Houve momentos - vários momentos - em que a escrita se tornou tão fraca e as personagens tão desinteressantes e óbvias que tive vontade de largar a leitura. Por outro lado, e mais precisamente na segunda metade do livro, o enredo tornou-se imprevisível e, muito graças a esse carácter, impossível de deixar de lado.

Porém, não consigo esquecer os vários pontos fracos deste livro. As passagens, principalmente certos diálogos, notavam-se forçados e, como já referi, muitas personagens estão extremamente mal construídas. Li um livro de quase 700 páginas e fiquei sem conhecer realmente nenhuma personagem; algumas por mostrarem facetas tão díspares ao longo do desenvolvimento e outras por terem nelas impressas a marca do óbvio: representam talvez personagens-tipo, mas que Dicker não soube criar subtilmente, tendo, ao invés, tornado cansativas, exageradas, absolutamente nada naturais. Um excelente exemplo dessas personagens é a mãe de Marcus e outro poderá ser Tamara Quinn.

O enredo pode tornar-se confuso a certo ponto. Os constantes avanços e recuos, os diversos diálogos com inúmeras personagens, as conjeturas - muitas vezes falaciosas - dos acontecimentos passados, os relatos inconclusivos e as mentiras sempre presentes das personagens podem, a determinada altura, tornar a leitura difícil.

Outro dos pontos que achei extremamente mal conseguido foi o despontar do romance entre Nola e Harry. Para além de ter sido forçosamente repentino, começou de uma forma demasiado abrupta. As cartas de amor - que mais tarde soubemos ser roubadas e forjadas por Luther - não eram mais do que frases repetidas que diziam sempre (sempre!) o mesmo. O conteúdo não era nem lamechas, nem sentido, nem com significado: era a repetição de juras de amor eterno. Somente isso. Essas cartas, que figurariam no enorme sucesso "As Origens do Mal", não continham nada que justificasse esse mesmo livro como uma obra prima.

A personagem Nola não me tocou minimamente senão no desfecho. Ao longo do livro sempre a achei infantil (o que poderia ser legítimo, uma vez que contava apenas 15 anos), mimada e até caprichosa.

Mas nem tudo são pontos negativos. A pontuação que dou a este livro, 3/5, deve-se em grande parte à imprevisibilidade do enredo. Dei por mim, várias vezes, a querer saltar linhas para saber o que vinha a seguir. As minhas desconfianças nunca estiveram certas e penso que, no geral, o desfecho foi muito bem conseguido.

Não poderia dar menos de 3 estrelas a um livro que me chamou a atenção e me cativou tanto no aproximar do desfecho. No entanto, esperava mais do Grande Prémio de Romance da Academia Francesa, pelo que não deixa de ser desapontante.

verooutandabout's review against another edition

Go to review page

mysterious reflective medium-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? Yes

3.25

melifly's review against another edition

Go to review page

2.0

this book... where do i even begin... it was SO underwhelming. i went into it without knowing basically anything about the plot.
up to the first two thirds(?) of the novel my rating would've been 1 star.
i could not connect with the characters on an emotional level at all; plus i felt a general dislike for them. and for instance i found quite absurd and very unrealistic the characterisation of Nola herself, like when she first met Harry.... why.... would a fifteen year old girl even behave like that with a stranger that's +twice her age.
in my opinion women overall were poorly written by the author.
it was disturbing and infuriating how Marcus didn't even question the morality of Harry and his "story" with a fifteen year old.
very repetitive on various levels. i only kept reading because i hate not finishing what i start.

camilaruru's review against another edition

Go to review page

4.0

4.25 ★ omg. que libro tan increíble, me mantuvo súper enganchada desde el primer capítulo y ya no lo pude soltar.

Creo que mi único problema con el libro fue los diálogos entre Nola y Harry, si de por si la relación entre estos dos es algo que no me gustaba por obvias razones, a parte los ponen a hablar de una manera bien tonta, como que no me creo que realmente es algo que alguien diga, y en general el hecho de que se hayan enamorado no me cuadra por lo xs que eran las pláticas entre ambos.

En general me gustó y lo recomiendo mucho, me hizo pasar un muy buen rato :)

keurimjanee's review against another edition

Go to review page

mysterious tense medium-paced
  • Plot- or character-driven? Plot
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? No
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? No

3.5