Reviews

Equador Ilustrado by Miguel Sousa Tavares

aguialourenco's review against another edition

Go to review page

4.0

Portugal na viragem do séc XIX para o XX, a escravatura, valores à frente dos do seu tempo e diferentes do local. Amor e lealdade

manolitagafotas's review against another edition

Go to review page

adventurous challenging emotional tense medium-paced
  • Plot- or character-driven? Plot
  • Strong character development? No
  • Loveable characters? No
  • Diverse cast of characters? It's complicated
  • Flaws of characters a main focus? No

4.0

dianamassano's review against another edition

Go to review page

adventurous inspiring medium-paced

abey's review against another edition

Go to review page

challenging dark emotional informative reflective sad slow-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? No
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? Yes

5.0

jenmat1197's review against another edition

Go to review page

3.0

This was a fair book. I know this says it is Portugal's smallest colony, but it is its own country - off the border of Africa. There is a nice mix of politics, romance, and conflict. It also is full of history of Sao Tome intermixed with historical fiction that fulfilled my need of wanted to actually learn about the country itself. It is an intense read - very wordy. Women are painted as women probably were in 1905 - more like objects to be admired than actual people. Although it could also be argued that the author has a lower opinion of women and didn't feel like developing any further than what he did. Hard to say

Look - this is a book that takes place on a tiny island. I was grateful to find something to read that had any substance that wasn't a text book about this country, so I am keeping it for now.

sofiacostalima's review against another edition

Go to review page

Nunca tinha lido Miguel Sousa Tavares nem vi a série baseada neste livro. Por isso, não sabia que a primeira metade do livro me ia chatear por parecer mais parada e que a segunda me ia deixar desejosa de ler por ter tanto a acontecer. E o final! Bem, o que dizer de um final daqueles?

lucy_qhuay's review against another edition

Go to review page

3.0


Não sei o que pensar ao certo acerca deste livro.

Por um lado, gostei bastante do estilo e da escrita do Miguel Sousa Tavares e desfrutei bastante da história até certo ponto.

A situação entre o protagonista da história, Luís Bernardo, e Ann, mais uma das suas conquistas, que acaba por se tornar a mulher que o prende num ciclo vicioso de desejo e obsessão que, em última análise, acaba por lhe arruinar a vida foi bastante interessante.

De facto, essa parte confere um tom dramático e até trágico à história, que enriquece o enredo e nos leva a questionar vários tópicos, como amor, sexo, traição, amizade, lealdade e por aí fora.

Em geral, 'Equador' é um livro que nos leva à reflexão e isso, na minha opinião, é sempre bom.

No entanto, entre essas e outras partes interessantes, como a dinâmica entre o protagonista e os negros de S. Tomé, em especial Sebastião, Doroteia e Vicente, aparecem as partes aborrecidas.

Essas sim, distraem do que é mais importante e apelativo e diminuem a qualidade do que poderia ser um livro 5 estrelas.

Apesar disto, continuo a recomendar o livro, porque a história é bastante boa e outros poderão não concordar comigo no que toca às partes menos boas.

maffigueira's review against another edition

Go to review page

fast-paced

5.0

memita's review against another edition

Go to review page

2.0

Deixou muito a desejar. Estava à espera de um livro sobre os escravos das colónias, mas só tive um livro sobre os ricos das colónias. Apesar de até ter apreciado a personagem do governador, isso não foi o suficiente. Houve no livro muita coisa que considero errada, muita coida de que não gostei, dentro de um livro que se propunha a falar de temas importantes e de uma época histórica importante. Nunca houve um ponto de vista completo dos escravos, parece que eles não tinham opinião nem sentimentos, não tiveram um papel na história que era suposto ser sobre eles. As mulheres no livro só servem para que o governador se possa entreter, até a mulher mais forte e íntegra da história se envolve com ele. A paixão do governador pela Ann é patética na minha opinião, a própria Ann não tem profundidade nenhuma. Há uma quebra no livro para falar do cônsul inglês e da sua vida na Índia que não faz sentido, uma vez que nunca mais se volta ao ponto de vista dele. Os temas principais do livro são o sexo e a dificuldade dos ricos em viverem desterrados nas colónias, coitadinhos. As mamas da Ann durante páginas e páginas são a coisa mais importante do livro... Já para não falar que as traições conjugais são o forte do governador. E o fim deste era escusado, num homem capaz e dono de si, independente, que nunca se preocupou com as opiniões dos outros, custa-me a acreditar no que ele fez a ele próprio. Entregou-se a uma paixão estúpida, que nunca foi amor. E no meio disto tudo, a escravidão passa ao lado. Gostei muito dos factos históricos e da descrição das ilhas, mas não chega para que o livro seja minimamente bom.

leraoluar's review against another edition

Go to review page

5.0

I've read this book twice, and I loved it both times. I love the story, the period of the Portuguese history in which it takes place, the descriptions, the writing style, the ending.  This is definitely an all-time favourite book! ❤ 

[Re-read in 2020, I cannot remember the year I first read it 😅]