Reviews

Balada de Amor ao Vento by Paulina Chiziane

mjbop's review against another edition

Go to review page

challenging fast-paced

2.0

mariarunkelcardoso's review against another edition

Go to review page

3.25

Foi uma viagem interessante esta. É  primeira mulher africana que leio que escreve em português, sendo que só tinha lido ainda em inglês, este livro encaixa e não encaixa nessa literatura. Nessa forma de escrever poética e trágica ao mesmo tempo, que mistura emoções e mitos e verdades absolutas num mesmo parágrafo. Gostei da experiência e quero ler mais coisas dela. Não adorei o fim, mas compreendo de onde vem. Homens são lixo. 

rutinha's review against another edition

Go to review page

2.0

Paulina Chiziane foi a primeira mulher moçambicana a publicar um romance, precisamente esta Balada de Amor ao Vento, em 1990. Esse mérito ninguém lhe pode tirar, então não deixem a minha opinião dissuadir-vos de ler este livro se estiverem interessados, porque com certeza muita gente viu mais valor nele do que eu.

A história centra-se no amor de Sarnau e Mwando, que vão tendo vários encontros e desencontros ao longo da vida, num enredo que quase dava uma novela. Infelizmente, achei os personagens pouco profundos, falta-lhes tridimensionalidade, e aí reside a grande falha deste livro.

O verdadeiro ponto forte do romance encontra-se na escrita da autora: nas descrições da natureza e como elas espalham os acontecimentos da história ou as emoções dos personagens; e nas suas reflexões sobre o ser mulher, particularmente uma mulher africana na Moçambique colonial.

ana_qq's review

Go to review page

3.0

A escrita é bonita, quente e tropical. Lê-se facilmente. Supostamente é uma história de amor entre Sarnau e Mwando que habitam uma zona rural de Moçambique onde se pratica a poligamia e onde as mulheres competem muito pela atenção do marido . Talvez por ser uma maneira de ser tão estranha para mim, acabei o livro com muitos pontos de interrogação na cabeça. Confesso que fiquei muito baralhada com a dinâmica deste casal e das reviravoltas rebuscadas da história.

ritaralha's review

Go to review page

3.0

É uma história de amor, entre Sarnau e Mwando, cheia de alegres encontros e dolorosos desencontros.

A autora toca em alguns assuntos políticos, sociais e religiosos da sociedade moçambicana, com especial ênfase no papel da mulher numa sociedade patriarcal, poligâmica e machista.

jmuralha's review against another edition

Go to review page

emotional reflective sad fast-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? Yes

4.0

anabananaz's review against another edition

Go to review page

emotional sad fast-paced

4.25

pompeuc's review against another edition

Go to review page

emotional medium-paced

3.0

kwadi's review against another edition

Go to review page

dark emotional sad fast-paced

4.5

eduardoleitev's review against another edition

Go to review page

2.0

Não funcionou para mim. Diversas reviews aqui no Goodreads falam que o livro é uma história de amor, mas não há amor em absolutamente nada descrito no livro. Além disso, os saltos temporais que o livro dá não deixam brecha para que quem lê seja cativado pelos personagens a ponto de entender suas falhas e seus percalços. Tinha gostado muito de outro livro que li da autora. Este, infelizmente, não rolou para mim.