Reviews

Desesterro by Sheyla Smanioto

botchedsonnet's review against another edition

Go to review page

challenging dark emotional mysterious reflective tense medium-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? It's complicated

4.5

norbertoalves's review

Go to review page

4.0

Um contemporâneo (que pode não ser) como nenhum outro. Sem marcação temporal, pode ser de qualquer época, mas traz o cenário nordestino, aborda a fome, a força da mulher e o "ser mulher" dividindo uma presença masculina opressora. Ainda não sei falar muito sobre esse livro, mas a narrativa de Sheyla brinca com as palavras e desconcerta o leitor, como no meu caso: achei que não estava entendendo. Tem ritmo e tem conteúdo, um toque de terror e realidade. E muita coisa que eu acho que não consegui pegar. Deve ter sido a experiência mais diferente que já tive com literatura nacional - e qualquer outra, se bobear.

fevi's review

Go to review page

1.0

Eu não gostei de muita coisa desse livro. O tema muito me interessa, mas a forma como foi trabalhada não me apeteceu. Não curti a escrita do início do livro cheia de frases curtas e umas repetições desnecessárias. Ao meu ver atrapalha muito o andamento da leitura. Não curti a narração.

Nem mesmo os elementos fantásticos que vi na história fez diferença para mim. Vida que segue porque não é sempre que temos uma experiência boa. E tudo bem experiências literárias são diferentes para cada um.

janapbianchi's review

Go to review page

5.0

Uma leitura diferente e fora da minha zona de conforto — conheci a autora em uma mesa sobre literatura na Unicamp e fiquei fascinada com o jeito dela de falar sobre o livro. É praticamente poesia em prosa, e a história é forte e muito, muito incômoda (no bom sentido). Alguns capítulos são socos na cara! AMEI as imagens que a autora construiu, tem umas frases que são dignas de colocar num quadro (acabei não marcando nenhuma porque li na cama, antes de dormir, e preferia ficar totalmente absorta na experiência de leitura). As imagens são tão metafóricas que meu lado fantasioso enxerga um realismo mágico incrível, gostei mais ainda porque fui sem esperar esse aspecto. Não que eu seja uma grande manjadora das literaturas, mas do alto da minha experiência de leitura eu acho merecidíssimo o Prêmio SESC de 2015.
More...