katiescogins's review

Go to review page

adventurous emotional funny hopeful inspiring reflective sad fast-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? N/A
  • Flaws of characters a main focus? No

5.0

acrisalves's review against another edition

Go to review page

5.0

https://osrascunhos.com/2018/01/14/the-escapists-brian-k-vaughan-steve-rolston-jason-shawn-alexander-philip-bond-e-eduardo-barreto/

The Escapists constitui uma sequência ao livro The Amazing Adventures of Kavalier & Klay de Michael Chabon (publicado em Portugal como As espantosas aventuras de Kavalier & Clay), o autor conhecido, também, pela história alternativa The Yiddish Policemen’s Union (publicado em Portugal como O Sindicato dos polícias iídiches), ou Gentlemen of the road.

Em As espantosas aventuras de Kavalier & Klay uma dupla de primos judeus cria um herói de banda desenhada que se torna famoso nos anos 40. Em The Escapists um rapaz descobre finalmente o que o falecido pai mantinha escondido na cave – uma extensa colecção em torno do super-hérói criado pela dupla. Na cave não encontra apenas os livros, mas também artigos, posters e o fato utilizado numa filmagem.

Fascinado pelo interesse escondido do pai, o rapaz cresce, lê e relê todos os livros disponíveis, tornando-se um fã incondicional de um herói há muito esquecido. A reviravolta ocorre quando a mãe falece deixando-lhe o avultado prémio de um seguro. O que fazer com o seguro? Comprar os direitos do super-herói e tentar montar uma pequena gráfica para produzir novas aventuras!

A história vai intercalando três estilos, ao mesmo tempo que apresenta três diferentes histórias – a do rapaz que tenta tornar-se um escritor de banda desenhada, a nova aventura do herói que vai sendo produzida, e trechos importantes da banda desenhada original. São três histórias que ecoam umas nas outras, enquanto a ficção se imiscui na realidade, e a realidade se traduz numa nova ficção. O próprio autor, Brian K. Vaughan entra neste jogo numa pequena introdução onde mistura ficção e realidade, numa excelente homenagem ao livro de Michael Chabon.

Ainda que não conheça o livro de Michael Chabon foi-me possível apreciar esta banda desenhada e a construção de Brian K. Vaughan que se traduz numa história envolvente onde não falta a paixão romântica do criador que investe tudo na sua obra, nem o peso da amizade, nem a tragicidade. Nem um vilão! O dono de uma grande empresa de produção de banda desenhada que, ao ver o trabalho dos jovens pretende os direitos de volta e usa a grande máquina empresarial para forçar a venda.

Entre o romantismo de querer concretizar um sonho como continuação da obsessão paterna, e o choque com a realidade, o grupo adapta-se e cresce, deixando para trás a inocência dos heróis que vencem contra tudo e todos. The Escapists é uma banda desenhada apaixonante que intercala as várias camadas da história, dando, a cada uma, um estilo próprio.

orangerful's review against another edition

Go to review page

4.0

Quick read, fun story, though nothing that was breaking any new ground. It did make me want to pick up the real book by Michael Chabon (the comic is by Brian K Vaughan)

bookfat's review against another edition

Go to review page

4.0

A graphic novel within a graphic novel about writing graphic novels. I liked this fast read.

anikav's review

Go to review page

adventurous

4.75

Special homage to the Amazing Adventures of Kavalier and Clay.

i_dream_of_books's review against another edition

Go to review page

5.0

Yes! I absolutely loved this. The different artists that contributed to this were fantastic. I really enjoyed the storyline and didn’t mind that it wasn’t crazy action packed. My love for this is probably influenced by the fact that I love the novel The Amazing Adventures of Kavalier and Clay. I don’t necessarily think you need to read the book to enjoy this, but I’m sure it helps. If anything, I hope this graphic novel inspires people to read the book because it’s fantastic.

moosegurl's review

Go to review page

4.0

"A year ago, looking at Case's page, all I would have seen was doubt and insecurity. But now...I just see freedom."
More...