Reviews

Docile by K. M. Szpara

sammysamsam's review against another edition

Go to review page

challenging dark emotional hopeful sad tense fast-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? Yes

4.75

katnz26's review against another edition

Go to review page

5.0

I loved this book. It had my hooked from the start. The story was wonderful. I’d love to know what happens next.

saturniis's review against another edition

Go to review page

dark emotional tense medium-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? Yes

4.5

i am into fucked up shit so i really enjoyed this book ..

it is not a full 5 stars for me though simply because it reads like a fan fiction at some points, but overall very enjoyable. very triggering though. read at your discretion

ecorinnes's review against another edition

Go to review page

5.0

Thanks for wrecking me.

ggcd1981's review against another edition

Go to review page

challenging dark emotional hopeful reflective medium-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? Yes

4.25

Docile foi um livro que descobri em um vídeo de uma booktuber que assisti aleatoriamente. Os temas me interessaram, mas o que vi no vídeo e li no resumo não realmente representaram bem o livro, pelo menos para mim. A sinopse oficial é a seguinte: Não há consentimento sob o capitalismo. Docile é uma parábola de ficção científica sobre amor e sexo, riqueza e dívida, abuso e poder, um tour de force desafiador que por sua vez seduz e assusta. Ser Docile é ser mantido, de corpo e alma, para uso do dono do seu contrato. Ser Docile é esquecer, desaparecer, esconder-se dentro do corpo dos horrores do seu serviço. Ser Docile é vender-se para pagar as dívidas dos pais e comprar o futuro dos filhos. A família de Elisha Wilder foi arruinada por dívidas que lhes foram transmitidas por gerações anteriores. Sua mãe nunca se recuperou da Docilina (droga usada para manter os devedores dóceis enquanto trabalham como escravos para pagar suas dívidas) que tomou durante seu mandato como Docile, então, quando Elisha decide tentar liquidar ele mesmo a dívida da família, ele jura que nunca tomará a droga que tirou dele sua mãe. Pena que o seu contrato tenha sido adquirido por Alexander Bishop III, cuja família ultra-rica é o cérebro (e o dinheiro) por detrás da Docilina e de todo o Gabinete de Resolução de Dívidas. Quando Elisha recusa Docilina, Alex se recusa a acreditar que a maior conquista de sua família possa ter quaisquer efeitos colaterais negativos - e está determinado a transformar Elisha no Docile perfeito sem ela.

O começo do livro foi extremamente interessante para mim e de certa forma me deu expectativas falsas do que esperar da segunda metade do livro. Em Docile o leitor acompanha os pontos de vista de Elisha e Alex. Na primeira parte do livro vemos do ponto de vista dos dois personagens o processo de treinamento (ou quebra) de Elisha.
SpoilerDurante esse processo os dois personagens desenvolvem sentimentos um pelo outro. Isso foi muito interessante para mim mas criou a falsa expectativa de que eu estava lendo um romance dark. A segunda metade do livro deixa claro que esse não era o caso. Após Alex finalmente perceber que se apaixonou por Elisha isso o leva a liberar o rapaz do contrato deixando que ele mantenha os benefícios financeiros, porém o jovem já não sabe mais funcionar sozinho sem Alex para dar ordens. Elisha acaba por tentar o suicídio sem sucesso. A família Bishop descobre a situação o que leva os pais de Alex a processar Elisha por acreditarem que ele seduziu intencionalmente seu filho para proveito financeiro. A segunda metade do livro foca então nesse processo jurídico e no distanciamento e recuperação de Elisha. O processo legal foi com certeza a parte menos interessante de Docile e infelizmente isso ocupou bastante tempo. Quanto ao distanciamento de Alex e Elisha não apreciei muito pois estava apegada ao casal juntos, mesmo que tóxico e disfuncional. A recuperação de Elisha acredito que foi válido mostrar em página e gostei até certo ponto, mas como essa recuperação envolveu nenhuma terapia e mais situações e experiências sexuais com um parceiro não envolvido emocionalmente (um personagem chamado Onyx que já era parte de outra relação poliamorosa) essa recuperação me pareceu um tanto improvisada, sem trabalho emocional mais profundo e mais focada em aspectos sexuais. O livro termina com Elisha, após a recuperação da sua mãe e a vitória judicial ambas as quais devido ao trabalho de Alex e o depoimento sincero do mesmo no tribunal, dando a Alex a esperança de um relacionamento no futuro dessa vez como iguais, o que é um final positivo ao meu ver.
Então os aspectos de Dark Romance que gostei no início não estavam presentes no final do livro, mas esse não é um defeito da obra, mas sim das minhas expectativas erradas. Gostei de Elisha e Alex tanto separadamente como personagens quanto juntos como casal e gostaria que o livro tivesse mantido o foco nos dois o tempo todo. Docile em si é um livro bem escrito que faz questionamentos importantes como quanta liberdade para consentir você realmente tem quando você e sua família estão afundados em dividas. A partir da narrativa é possível fazer várias discussões válidas, contudo o livro não oferece muitas respostas. No geral desfrutei de Docile apesar de ter sido um pouco frustrada pela segunda parte, mas o final me deu esperança para o casal. Dou 4.25 estrelas.


Expand filter menu Content Warnings

aeglaeca's review against another edition

Go to review page

dark emotional sad tense medium-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? Yes

3.0


Expand filter menu Content Warnings

noelle1998's review

Go to review page

dark emotional sad medium-paced

2.0

boswelld's review against another edition

Go to review page

Graphic glorification of non-consensual sex - not really my thing

emjayory's review against another edition

Go to review page

3.0

okay, i don't really want to say that i liked this book because this book was really, REALLY fucked up; the trigger warnings all over this book are there for a reason. but i did really, really like szpara's writing style -- it's fast-paced and engaging and his writing worked exceptionally well for this book.

i'll say i half-liked the graphic nature of this book. very rapey for the first half (yuck!) and less so for the second half (thank god). what i ABSOLUTELY HATED was dutch's redemption arc because he literally raped elisha. stupid. same kind of goes with onyx because he ALSO raped elisha and gave him night terrors, but then also helps him deprogram?? what the fuck.

hatred aside, i really liked that abigail got a redemption (she deserved it!!!!) and LOVED the queer rep in this. seeing it everywhere was nice and i enjoyed it. i also liked the concept of this book and how, by the end of it, elisha and alex had essentially switched positions socio-economically and emotionally. (interesting stuff!)

at the end of the day, though, i do have very mixed feelings about this. ultimately, 3.5 stars.