Reviews

Jacaranda by Cherie Priest

saoki's review

Go to review page

4.0

A masterfully done haunted house novella, filled with delicious tension and vivid imagery. I was reading this as the wind howled outside and managed to convince myself we had a tornado coming (it didn't even storm that night). That's how good Cherie Priest is at descriptions.

peteo's review

Go to review page

dark lighthearted mysterious medium-paced

3.0


Expand filter menu Content Warnings

jacieandbooks's review

Go to review page

3.0

I really enjoyed this until the very end, it was really anticlimatic compared to how well done the rest of the story was. And what the heck was the purpose of Tim's storyline?! That needed to go somewhere!

postal_poet's review

Go to review page

5.0

A great series. I recommend it to anyone.

jonmhansen's review

Go to review page

4.0

Spooky.

acrisalves's review against another edition

Go to review page

3.0

Cherie Priest tornou-se mais conhecida com a série steampunk Clockwork Centurey iniciada com Boneshaker. Este volume, pertencente à mesma série, possui uma história bastante mais negra, de cenário contido, onde escasseiam os elementos Steampunk, mas sobejam os de horror.

O cenário é o hotel Jacaranda. De linhas rectas que pouco se enquadram à paisagem, terá sido construído no mesmo local onde terá existido uma velha árvore. Destino de peregrinação, foi cortada para dar lugar à construção massiva que é agora palco de múltiplas mortes em condições suspeitas, constituindo um local aterrador do qual ninguém se decide a partir.

Nas primeiras páginas assistimos à chegada do Padre Juan Rios, em resposta ao pedido de ajuda que recebeu através das cartas da freira Eileen, que lhe expõe as condições das mortes. Com fama de resolver situações complicadas, o Padre apercebe-se da entidade que se desenvolveu no hotel, entidade que será responsável por captar e manter próximo pessoas afligidas pela quebra de promessas e, por isso, facilmente manipuláveis.

Ninguém é isento de sentimento de culpa. Da freira pouco se sabe, mas o Padre terá quebrado um voto quando matou, de uma só vez, 12 bandidos. Com a chegada de um Ranger do Texas (também chamado pela freira), descobre-se o que aflige cada habitante do hotel, e estabelece-se o padrão. Sucedem-se mais mortes escabrosas e finalmente há quem se decida a deixar o hotel – mas o início de um forte temporal obriga todos a fecharem-se sob a luz da vela, enquanto ouvem os murmúrios da velha Jacaranda que os quer destruir.

Ainda que nos livros desta série existam elementos negros de grande inevitabilidade, esta é, das histórias que já li, a única que se insere totalmente no género de horror. Entre as mortes estranhas que se vão sucedendo e os sussurros angustiantes no hotel, encontra-se o sentimento de culpa de cada personagem – sentimento este que os leva a procurar uma expiação para as suas acções.

Ainda que seja uma leitura interessante e aconselhável, não chega a ser extraordinária. Por um lado nunca percebemos realmente a permanência da freira nem as suas motivações, por outro, o trio constituído pelo padre, pela freira e pelo ranger nunca entra em acção, parecendo existir momentos de incerteza sobre o que fazer com estas três poderes em simultâneo. Finalmente, a história termina de forma expectável, deixando o leitor à espera de algo mais.

Este livro faz parte do conjunto lançado pela Humble Bundle.

(de https://acrisalves.wordpress.com/2015/03/01/jacaranda-cherie-priest/)

pygment's review

Go to review page

4.0

Dang can she write a ghost story. This is good.

m_is_for_awesome's review

Go to review page

3.0

Very atmospheric, I was absolutely enthralled by certain parts. It ended a little abruptly however, after taking a bit long to get to the point.

madeyesjojo's review

Go to review page

dark mysterious tense

2.0

pacardullo's review

Go to review page

4.0

Fun and creepy haunted hotel novella. Atmospheric and well worth a read.