Reviews tagging 'Emotional abuse'

Jesus Cristo Bebia Cerveja by Afonso Cruz

1 review

vanswift's review

Go to review page

dark medium-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? No
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? Yes

1.5

O homem sabe moldar o português, sem dúvida. 
Tem uma grande base de conhecimento que aplica no livro, se bem que nem sempre para bem deste. 
Mas deve viver ou muito só ou num mundo povoado de pessoas muito estranhas, porque nenhuma das suas personagens faz o mais mínimo sentido. O autor simplesmente não sabe escrever personagens. São todos um género de pastiche de ideias enfiadas num saco de palavras e agitadas com uma grande dose de estranheza improvável, provavelmente para que sejam 'interessantes' e 'originais'. 
Mas os leitores têm que se obrigar a uma permanente suspensão de descrença para não se estar a dizer que nada daquilo faz o mais mínimo sentido. É como daqueles filmes em que se tem que ignorar a permanente infracção das leis da física para desfrutar dos efeitos especiais. 
Mas como aqui todas, mas todas as personagens o exigem, torna-se impossível acreditar que qualquer uma delas seja real. 
Se fossem uma ou duas personagens, tudo bem. Há sempre a possibilidade de algumas pessoas serem estranhas. Mas este Alentejo é um género de Twin Peaks ao cubo em que todos são estranhos, sem que isso pareça justificável. 
E nem ou entrar no facto de as personagens femininas serem completamente terríveis, e delas aparentemente acharem perfeitamente ok o permanente abuso a que são sujeitas. Nem imagino como isto será lido por uma feminista. Noutros países, acho que o autor seria ostracizado, e com bastante razão. 

Portanto, na "boa' tradição portuguesa, um autor que acha que ser autor essencialmente se limita a ter uma ideia, e depois a passar umas centenas de páginas a exibir o seu virtuosismo linguístico sem se importar com a questão de saber se algo do que está a escrever faz algum sentido, e de preferência localizado longe de Lisboa, lá no 'campo' onde tudo é estranho e deprimente. 
E é pena, porque o conceito original e alguns elementos que lá se encontram afogados no meio da prosa e improbabilidade exagerada do que se passa, até eram interessantes. 
Portanto, não recomendo, e fico surpreendido e chocado com a recepção positiva que este livro teve. 

Expand filter menu Content Warnings
More...