Reviews

The Travelling Cat Chronicles by Hiro Arikawa

alexis_ev's review against another edition

Go to review page

emotional hopeful inspiring reflective relaxing sad medium-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? No
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? No

4.75

jiangslore's review against another edition

Go to review page

adventurous emotional funny sad slow-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? No

4.5

[4,5/5]

“Relatos de um gato viajante” é um livro sobre o qual só ouvi coisas boas antes de ler — e, após a leitura, entendo o motivo. A obra em si é bem simples: a escrita é boa, mas casual e fluida; o enredo é formulado de um modo interessante e não linear, que possibilita a inserção de diferentes perspectivas, mas que não deixa de ser direto e de fácil compreensão. O resultado é que, apesar da simplicidade, o livro é muito efetivo no que pretende alcançar — ele desenvolve muito bem, a partir dos problemas (cotidianos ou não) enfrentados pelos personagens, sentimentos e emoções que são muito fáceis de reconhecer para a grande maioria dos leitores.

Penso que o maior destaque da obra são seus personagens — principalmente aqueles que não são humanos. A narração de Nana é fofa e divertida, mas também consegue ser muito tocante nas partes mais sensíveis e emotivas do livro. Além disso, os outros animais que Nana e Satoru encontram durante sua jornada também foram uma parte muito importante da história — achei isso legal porque demonstra que, claro, Nana é um gato incrível, mas ele não é “fora do normal”, porque todos os animais do livro têm a capacidade de interagir entre si e entender os humanos.

Algo que me surpreendeu durante a leitura foi o fato de que os personagens humanos também são muito importantes para a narrativa de “Relatos de um gato viajante”. Apesar de Nana e Satoru serem a “força” que move a história, os relatos que o livro apresenta são centrados em diferentes pessoas que fizeram parte de momentos específicos da vida de Satoru. Todos esses personagens foram adições muito interessantes e únicas na história, tanto por terem personalidades e conflitos específicos, quanto por acrescentarem muito à construção de Satoru como personagem.

Aliás, o próprio Satoru foi uma surpresa para mim — a forma que ele é capaz de ver a sorte que conseguiu ter na vida, apesar de tudo que ele passou, é algo muito inspirador; e, mais importante do que isso, é algo que não me soou irreal enquanto eu realizava a leitura. Uma das coisas que os relatos narrados por seus amigos e familiares demonstrou é que Satoru realmente foi alguém cercado por pessoas (e animais) que o amavam, e que, se não fosse por circunstâncias muito específicas, isso provavelmente não teria acontecido. Então, claro, ele sofreu, mas a vida dele é muito boa, e o livro, com sua narrativa não linear, consegue demonstrar isso muito bem.

Por fim, acho que o livro encontrou bem o equilíbrio entre ser emocionante e reconfortante; porque há momentos muito tristes, mas também há momentos que são cheios de esperança. Esse equilíbrio acabou tornando a leitura muito agradável, apesar das coisas ruins que os personagens tiveram que enfrentar. Com certeza recomendo a leitura. 

delaney9861's review

Go to review page

emotional funny sad medium-paced
  • Plot- or character-driven? Character

4.0

jeitrix227's review against another edition

Go to review page

emotional reflective sad medium-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? No

5.0

mwtaylor's review against another edition

Go to review page

adventurous inspiring reflective

4.5

goosethecat's review against another edition

Go to review page

5.0

no words .. so incredibly beautiful

evangeline34's review against another edition

Go to review page

3.75

I did like it, but it was very slow. I loved Nana’s narrative and I wish more of the book was from his narrative. I think jumping into the different background stories sometimes got a little boring 
Very sad! Didn’t make me cry but I was definitely close 

“In that house, Chikako gave priority to making things comfortable for cats and dismissed the idea of getting one of the flat TVs. A splendid decision, in my opinion”

acsaper's review against another edition

Go to review page

4.0

Very cute, very heartwarming, and also punishingly sad at times. This quick story reminded me of my own adventures in cat ownership and it was easy to empathize with, if not immediately identify myself and others, in the vividly yet succinctly drawn characters.

adawiyatulhusna's review against another edition

Go to review page

emotional hopeful reflective sad medium-paced

4.75

jenjamin's review against another edition

Go to review page

emotional reflective medium-paced
  • Plot- or character-driven? Character

3.5

This is a very sweet book about a cat and his owner. It was well worth reading but didn't dig me into an emotional hole until the last section.