Scan barcode
A review by filipacmiranda
Jane Eyre by Charlotte Brontë
2.25
Depois de várias recomendações, iniciei a leitura de “Jane Eyre” sem qualquer conhecimento sobre o conteúdo do livro, mas à espera de ler, pela primeira vez, um dos meus clássicos preferidos. Embora não tenha odiado o livro, também não foi ao encontro das minhas expectativas (sem dúvida, elevadas).
Os primeiros capítulos, nos quais ficamos a conhecer a infância de Jane, foram a parte que mais tempo demorei a ler. As descrições sobre os dias passados em Lowood não tiveram, para mim, grande interesse – ainda que sejam relevantes para compreender o caráter e princípios da personagem.
Mais tarde, quando a narrativa é transportada para Thornfield Hall, o interesse aumenta e as relações estabelecidas com os restantes habitantes da casa assumem o papel central – o que torna a leitura mais agradável. Não obstante o pequeno mistério que se desenrola em torno de Grace Poole e o facto de ter apreciado o crescimento da relação entre Jane e a jovem Adèle, o desenrolar da sua relação com Mr. Rochester e, em especial, o caráter deste último foram-me sempre muito incómodos.
De forma geral, parece-me justo seria dizer que, mesmo reconhecendo todos os aspetos positivos que são geralmente apontados à personalidade de Jane Eyre, este livro me deixou maioritariamente indiferente e, em alguns momentos, um tanto irritada com personagens específicas. Creio que terei de me despir de quaisquer expectativas, antes de tentar uma releitura.
Graphic: Child abuse and Toxic relationship
Moderate: Death and Fire/Fire injury
Minor: Incest and Racism