A review by jfcc
A Cidade dos Deuses Selvagens by Isabel Allende

4.0

Este é o primeiro livro que alguma vez li de Isabel Allende, e tendo em conta que se trata de uma aventura juvenil, foi uma surpresa em todos os aspectos. Desde o inicio que a escrita caracteriza-se por ser muito fluida, sem nenhum momento em que se torne aborrecida ou parada, pelo que se pode dizer que estamos perante um livro juvenil.

Temos como linha condutora do livro uma aventura de dois amigos na floresta amazónica, onde são tratados assuntos muito reais e outros puramente fantásticos; Isabel Allende aproveita esta aventura para alertar para alguns perigos à natureza da floresta amazónica e os seus habitantes por direito e aos crimes que ainda existem nessa região única, motivados pela cobiça de outros.

Apesar da dura realidade descrita, este também é um livro fantástico, estamos constantemente conscientes dos elementos fantásticos da história, que a torna mais e mais "apetecível" (por falta de palavra melhor), ao longo da leitura senti que aprendia muito, talvez pela atenção que a autora dá aos conhecimentos que nos parecem triviais no dia-a-dia.

Desde o ínicio, o leitor, sente uma grande afinidade com as personagens, que apesar de não serem dotadas de grande densidade psicológica, é impossível não ansiarmos por elas e as suas peripécias. O mistério da aventura, a descoberta de segredos, a intensidade do ambiente, tudo isto caracteriza a escrita da autora neste livro, que devo dizer, adorei!
Tratando-se de um livro juvenil é-nos praticamente impossível não adivinharmos nem que seja um pouco do final, apesar de uma outra surpresa pelo meio. No fundo é um livro juvenil, fantástico, com que podemos ganhar saber e passar umas horas de prazer com a sua leitura.

Estou ansioso para concluir o resto da trilogia "As Memórias da Águia e do Jaguar" do qual este, obviamente, é o primeiro volume.