A review by j_elphaba
Luz Breve by Alyson Noël

3.0

É reconfortante saber que quando tudo termina não é o fim aquilo nos espera mas sim um novo começo, o começo de algo superior, onde a aprendizagem continua e a morte, para quem a experiência na primeira pessoa, nada mais é do que um início que se prevê melhor.
Ou pelo menos assim espera a pequena e doce Riley que, por enquanto, goza apenas de de um breve descanso na sua aborrecida nova vida como Apanhadora de Almas perdidas para um caminho de luz.

Com personagens inocentes mas repletas de conhecimento, Luz Breve trás de volta o encantado lugar Aqui & Agora que conhecemos em Claridade.
A sua protagonista, um espírito audaz e inteligente, longe de se conformar com o fim abrupto do seu crescimento, regressa melhor do que nunca e disposta a marcar de uma vez por todas a sua posição e valor junto de Bodhi e na companhia de Botão de Ouro que, pelo menos, é mais fácil de satisfazer do que o seu estranho acompanhante e o Conselho que a forçou a esta nova vida.
Agora que Riley conhece o seu destino pós-morte, e que a teoria de saltitar de nuvem em nuvem foi pelo céu abaixo, nada parece tão simples como se faria antever. Afinal, nem todos os espíritos são bons e mostrar a ponte para o Aqui & Agora aos que resolveram dar a sua existência, ou algo parecido, à dor e escuridão aparenta ser uma tarefa digna dos deuses mas claro, isto não será nada que Riley e a sua imortal teimosia não consigam contornar.

Este é o típico livro infanto-juvenil que consegue chegar a todos os leitores pelas mensagens que transporta carregadas de inocência e perspicácia para educar os mais novos e relembrar a graúdos que as boas acções e pequenos gestos não se devem perder com o conhecimento.
As suas personagens são enternecedoras, a começar pela protagonista cheia de vida e extremamente bem caracterizada com os defeitos e qualidades que qualquer meninice acarreta. Dos vilões aos verdadeiros anjos, como Botão de Ouro, todos têm algo a aprender e fica latente o desejo da autora em passar a palavra de que o bem prevalece desde que estejamos predispostos a escutar o próximo.

Uma história simples, ligeiramente meditativa pelos significados retidos nas entrelinhas, mas que tocará os corações de leitores em idade diversas de forma divertida e com uma perspectiva muito agradável da morte.

Opinião completa: http://historiasdeelphaba.blogspot.pt/2012/09/luz-breve-alyson-noel-opiniao.html