A review by innmartinsm
The Science of Everyday Life: Why Teapots Dribble, Toast Burns and Light Bulbs Shine, by Marty Jopson

3.0

Porque é que a clara do ovo fica branca quando cozinhamos mas a gema não muda de cor? Porque é que os biscoitos amolecem e os bolos endurecem? Como é que acendemos uma vela sem tocar com o fósforo no pavio? Qual o melhor tecido para não encolher com lavagens? Deixar as janelas abertas é mais prejudicial ou benéfico para a saúde (e porquê)? Temos mais de cinco sentidos? Como é que um shampoo 2 em 1 funciona?

Uma das minhas maiores desilusões escolares foi sentir que os meus professores — pelo menos, os meus — não fizeram uma boa associação entre as bases teóricas (e fundamentais de aprender) da ciência (física, química, biologia) e os fenómenos do nosso quotidiano. Terminei o meu secundário com a sensação de que, embora compreendamos que a ciência é real, no quotidiano não a percecionamos como um fenómeno diário e que dá respostas a perguntas que nunca questionámos — mas que são interessantes de pensar!

The Science of Everyday Life é escrito por um cientista que aproxima fenómenos do quotidiano e ciência de uma forma muito acessível, bem humorada mas sem paternalismos ou conceitos demasiado simplificados. Algumas das questões — e outras — que partilhei acima já sabia, mas acho sempre interessante conhecer novas formas de explicar conceitos que, à partida, nunca nos ocorreram e que quando formulamos a pergunta pensamos ‘realmente... nunca tinha pensado nisso!’. A ciência está em todo o lado e é muito interessante — e didático — pensar nisso e olhar para o dia-a-dia com um olhar mais clínico.

É um livro curto e simples, dividido em várias categorias de perguntas e que surpreende nalgumas respostas e consolida outros conceitos que, provavelmente, já conhecem. Se têm uma mente tão curiosa quanto a minha, acho que é um livro que vos vai entreter bastante — e tornar-vos nas pessoas preferidas dos miúdos na idade dos ‘porquês’!