A review by filipacmiranda
O Jardim Encantado by Sarah Addison Allen

emotional hopeful lighthearted medium-paced

4.0

Através de uma escrita simples, mas envolvente, Sarah Addison Allen transporta o leitor para a pequena cidade de Bascom, na Carolina do Norte. É nesta cidade que Claire Waverley vive e se reencontra com a sua irmã, Sydney, após vários anos de afastamento. 

À volta da macieira que domina o jardim da família, crescem plantas e flores que os habitantes de Bascom acreditam terem propriedades mágicas. Este jardim, do qual Sydney deseja manter distância (e afastar a filha), é a principal fonte de rendimento de Claire, que utiliza a sua flora para criar pratos e refeições que resolvem os problemas da cidade. A atmosfera e as sensações que a autora consegue despoletar, através da escrita, quando descreve as receitas e os aromas criados por Claire, tornam esta história de família particularmente especial. 

Talvez por ser um livro relativamente curto, senti que o desenvolvimento da ação e das intrigas familiares se sobrepunha ao desenvolvimento individual das personagens – que apresentam, na sua maioria, pouca profundidade. Contudo, gostei imenso de acompanhar a jornada de Sydney e de a ver confrontar-se, quer com a realidade da sua família, quer com a mudança de estatuto social a que é sujeita, quando as amizades da adolescência se revelam pouco acolhedoras, no momento do seu regresso.

De forma geral, “O Jardim Encantado” é um livro de fácil leitura, repleto de realismo mágico, que funciona como o escape ideal quando se pretende desligar do dia-a-dia.

Expand filter menu Content Warnings