A review by soniateles
O Dicionário das Palavras Perdidas, by Pip Williams, Pip Williams

5.0

A forma como os factos verídicos estão enredados naquilo que é ficção tornam esta história perfeitamente verosímil. A autora aborda também outros acontecimentos históricos mais ou menos contemporâneos do Oxford English Dicionary como a luta sufragista das mulheres e a Primeira Guerra Mundial. A questão sufragista é um tema lateral mas que faz muito sentido porque, ao longo de toda a história, o papel da mulher, bem como os seus direitos, são colocados em questão, com frequência.

O final do livro não foi aquele que eu imaginava, mas analisando de forma desapaixonada, percebo que foi um final perfeito.

Este livro proporcionou-me momentos muito agradáveis. Nunca tinha pensado como é que as palavras aparecem num dicionário, quem decide a grafia mais correcta ou o seu significado. A autora fez-me olhar para essas pessoas e valorizar o trabalho de tantos e tantas, ao longo dos tempos, nesta recolha e selecção das palavras que fazem parte da riqueza de cada língua. As palavras, principalmente as palavras escritas, sempre tiveram uma grande importância para mim desde que aprendi a ler e a escrever. Não só pelos livros, que adoro desde que os descobri na infância, mas também porque sempre gostei muito de me exprimir pela escrita.