A review by rafacolog
Dom Casmurro by Machado de Assis

reflective slow-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? No
  • Loveable characters? No
  • Diverse cast of characters? No

4.25

Leitura do colégio: chifre de Schrodinger 
Nota 4/5= alugou tríplex na cabeça de muita gente 
Leitura= 05/2015 
A proposta dessa leitura foi tomar um lado (traiu ou não) e justificar. Machado de Assis é um escritor sensacional, porque se não fiquei de saco cheio da mente perturbada do Bentinho foi porque ele escreve muito bem. 
Do inicio ao fim do livro fica bem claro que Bentinho não é de forma alguma um narrador confiável. Egocêntrico, egoísta e ciumento, toda sua história é tendenciosa contra Capitu e, além disso, ele é obcecado por Escobar. 
Minha visão é que Bentinho nunca foi uma pessoa fácil de lidar e Capitu sabia disso, ela não via os pensamentos dele como nós leitores, mas com certeza percebeu o tratamento que recebia dele. Bentinho é como qualquer marido agressor de novela: desconfiado da menor das coisas e culpa a mulher por suas inseguranças. Capitu não trairia se não por índole, por medo do que ele seria capaz de fazer. 
Acho que a parte mais incrível desse livro é como o autor com uma história simples conseguiu fascinar tantas pessoas em tentar definir se as desconfianças de Bentinho eram reais ou não. 

Expand filter menu Content Warnings