A review by jfcc
Os Mágicos by Lev Grossman, Lilah Sturges

2.0

Antes de relatar a estranha experiência que foi ler Os Mágicos, tenho de referir que tenho seguido a série do canal Syfy, baseada no livro, a qual tem sido fenomenal na sua introdução deste estranho mundo de magia, aliás, mundos.
Como tal decidi dar ao primogénito a oportunidade de ser tão deslumbrante e aqui decorre o meu erro. Os dois não poderiam ser mais diferentes um do outro e foi-me difícil discernir os dois fios condutores como objectos distintos. De facto, o livro não me foi completamente satisfatório como a série.
Grossman ao longo de quase 400 páginas descreve-nos um conjunto de miúdos academicamente brilhantes que possuem a faísca extra que os permite dominar a magia, uma força que nunca é precisamente descrita. O estudo desta força, pelo grupos dos nossos heróis é o alvo do foco de metade do livro e, para mim, nunca foi satisfatoriamente abordado. Aliás, a minha crítica principal à escrita do autor passa por descrever em excesso certos pontos, para nunca os terminar de maneira capaz, antes apressada, como um intervalo de televisão mal colocado ao ver um filme. O mesmo revela-se na acção, com excessos temporais que não a servem bem.
As personagens, inicialmente interessantes, aborreceram-me a meio caminho, especialmente Quentin, o "herói" desta narrativa. O que no fim transparece destas personagens é a sua arrogância, mau discernimento e a infelicidade com todos os aspectos da vida, que culmina, não numa evolução satisfatória do estado de espírito (tendo em conta as aventuras que passaram ao longo de 5/6 anos), mas num estado de complacência, que me parece apenas vai progredir para pior, nos livros subsequentes.
O que me aliciou mais na história foi o potencial da construção dos mundos que Grossman poderia evoluir, mas certamente nunca acontece, sempre interrompido por acontecimentos aleatórios (ou mal explicados) ou por infortúnios adolescentes da parte do Quentin.
Talvez tenha sido a oportunidade errada para ler o livro, ou a presença primária da série ter influenciado a minha opinião, mas fica a ideia de um livro com muito potencial, mas como que interrompido.