A review by ricardosilvestre
Dom Casmurro by Machado de Assis

4.0

Foi a primeira vez que li Machado de Assis, muito por conta de amigos que mo sugeriram. Uma bela descoberta, devo dizer.

Machado de Assis, descendente de negros, gago e epiléptico, nasceu numa família carente mas letrada, razão pela qual sabia ler e escrever, mesmo não tendo frequentado a escola. Autodidata e ambicioso, tornou-se um clássico da língua portuguesa.
A sua jornada pelo realismo, estilo que tão bem o caracteriza, advém de um desencanto com a estética romântica, até então utilizada, e o conservadorismo que a mesma representava.

Apesar de ter encontrado algumas, mas poucas, dificuldades com o tipo de escrita, achei todo o realismo psicológico encontrado no desenvolvimento das personagens muito interessante. Sentido de humor, ironia e crítica social estão bem presentes também.

A escrita é rica, as personagens são bem desenvolvidas e a narrativa é levada de maneira a deixar sempre a dúvida no ar: será Bentinho uma pessoa digna de confiança? Terá Capitu traído o marido? Tudo factores que elevam a leitura para um outro patamar.
Gostei bastante.