A review by vanessa_issa
Stepbrother Dearest by Penelope Ward

4.0

Essa é a segunda vez que chego cheia de preconceitos num livro da Penelope Ward e acabo quebrando a cara. A princípio, a ideia de "Stepbrother Dearest" me parecia bem boba. Achei que autora tinha apenas pego um tema considerado taboo para escrever uma história erótica, atraindo assim a atenção de pessoas que se ligam nessas coisas. Mas, não. Na verdade, o livro tem elementos muito mais profundos. Uma amiga me recomendou MUITO, então resolvi dar uma chance. E ela tinha razão.

O livro é dividido em duas partes. Na primeira, Elec e Greta são apenas adolescentes. Sarah (mãe de Greta) já era casada com Randy (pai de Elec) há algum tempo, mas até então elas ainda não conheciam o filho dele. Quando Pilar (a ex-mulher) consegue um emprego em Londres, recebem a notícia que o garoto iria morar com eles. Num primeiro momento, o clima não foi nada bom. Elec chegou disposto a fazer da vida de Greta um inferno, pois de certa forma sentia que estava vingando sua mãe fazendo assim. Porém, com o tempo, eles percebem que tem muito mais afinidades do que diferenças. Eu acho importante dizer também que em nenhum momento eles se viram como irmãos de verdade. Desde que o viu pela primeira vez, Greta já sentiu uma atração e não conseguiu levar a sério esse papo de "meio-irmão". Embora o Elec se comporte de forma protetora em relação a ela, nunca foi com olhos de irmão. Sempre fica muito claro pro leitor que esses dois se gostam e que só não estão fazendo nada além porque a situação é esquisita.

Aos poucos, conhecemos de fato os pensamentos e os sentimentos das personagens. Entendemos o porquê de tudo. Ao contrário do que muita gente pensa, o livro é muito mais sobre o lado emocional deles do que o físico. E tem muuuuita bagagem emocional, principalmente do lado dele.

Na segunda parte, eles se reencontram sete anos depois. Muita coisa aconteceu em suas vidas: trabalho, mudanças, relacionamentos... Mas uma coisa permanece exatamente como antes. E isso é tudo que dá pra dizer.

A única coisa que me incomodou um pouco foi {ALERTA DE SPOILER} o fato de que na parte em que ela está lendo o livro dele, nós acabamos tendo que ler de novo tudo exatamente como aconteceu. Muitas páginas podiam ter sido poupadas, ou então talvez escritas de outra forma, não tão palavra por palavra. Talvez eu tenha me irritado com isso pois li esses segmentos no mesmo dia. Talvez, pra quem demora mais pra ler seja até bom que tenha como relembrar e ver o que ele sentiu de fato em cada frase. Mas, enfim, eu achei essa parte meio repetitiva.

Recomendo a leitura pra quem gosta de romance clichezinho e tá precisando sair de uma ressaca literária.