A review by acmarinho3
Uma Paixão Simples by Annie Ernaux

5.0

Acho inacreditável como um livro tão pequeno consegue dar-nos tanto. Para mim foi a despedida mais bonita que alguma vez li: completa, construída à base de memórias, triste, mas, principalmente, sincera. A honestidade da autora é lindíssima, envolve-nos, transmite-nos sensações familiares, emociona-nos.
"Descobri do que podemos ser capazes, ou seja, de tudo. Desejos sublimes ou mortais, ausência de dignidade, crenças e comportamentos que achava insensatos nos outros porque nunca me tinha acontecido recorrer a eles. Sem querer, ele ligou-me mais ao mundo."
Esta não foi uma paixão simples, mas deveria ser a base de qualquer paixão simples: ardente, feroz e inesquecível. Falhou na traição, na dor e na ausência. Este livro foi a catarse da autora, uma marca física das suas memórias, o manuscrito que lhe alivia a alma, o papel que lhe seca as lágrimas. Adorei esta carta de despedida, esta ode à paixão: "Queria manter intacta aquela desordem em que todos os objetos significavam um gesto, um momento".