A review by acrisalves
Un océan d'amour by Grégory Panaccione, Wilfrid Lupano

5.0

(com imagens em https://osrascunhos.com/2017/01/05/un-ocean-damour-lupano-e-panaccione/)

Un Océn D’amour não tem palavras. Não precisa. A expressividade do desenho diz tudo o que há para dizer e apresenta uma maior profundidade do que qualquer diálogo poderia, com cenas caricatas e melancólicas, mas sobretudo amorosas.

A história apresenta-nos um casal maduro na sua rotina diária. A esposa prepara o pequeno-almoço e a merenda para levar, enquanto o marido embarca de madrugada num pequeno barco pescador. À merenda usual é que o marido já não acha muita graça, sardinhas em lata que vai acumulando no barco, sem prever que, um dia, estas irão ser bem aproveitadas.

Num dia banal o pequeno barco de pesca fica preso nas redes de um grande navio pesqueiro e é arrastado para alto mar, onde encontra tempestades, petroleiros, piratas e outras aventuras – sempre acompanhado por uma fiel gaivota com a qual estabelece um relacionamento caricato.

Por sua vez, a esposa aguarda no cais, preocupada e desdobra-se em tentativas para perceber o que aconteceu ao marido quando o companheiro de pesca chega a terra e explica a situação que ocorreu com o navio. O oceano é imenso e a única forma que a esposa encontra para tentar saber para onde terá sido arrastado o pequeno barco é consultando uma vidente que lhe dá pistas para a América Latina.

Parte assim, num cruzeiro, em busca do marido e acaba por viver as suas próprias aventuras, confrontando os seus hábitos com os das pessoas que encontra e acabando por conhecer algumas figuras importantes.

Aventuras e desventuras à parte, o que interessa é regressar a casa e retornar ao quotidiano que ambos tão bem conhecem, lado a lado, sem o reboliço dos imprevistos e da separação.

Para além das aventuras que o papel vive separadamente, a história vai tendo algumas notas sobre a poluição dos mares provocada pelo homem, sempre com um retorno prejudicial para o próprio homem, como o petroleiro que acaba por se incendiar por causa do rasto que deixa pelo mar.

Expressivo usando o exagero nas feições e nos gestos, amoroso pelo esforço de ambos em se voltarem a encontrar, divertido pela combinação de reacções e situações Un Océan D’Amour é uma história ternurenta que transborda afecto e envolve o leitor numa aventura pitoresca.