A review by jpbaptista
Os Problemas da Filosofia by Bertrand Russell

5.0

Esta é uma obra fascinante, tanto pelo conteúdo, como pela forma de exposição. Para além de ser um filósofo genial – e um dos mais importantes e influentes do século XX – Bertrand Russell escrevia de forma perfeita (foi laureado com o nobel da literatura em 1950), conseguindo tratar de assuntos complexos com a clareza só permitida a quem os domina e sem os desfigurar através de uma simplificação ablativa.
O livro é uma “falsa” introdução à Filosofia. Falsa numa dupla acepção: porque não abarca a generalidade das áreas em que a Filosofia, enquanto ramo do saber, normalmente se subdivide; porque se torna menos acessível para quem não tenha um mínimo de conhecimento de filosofia, quer ao nível do tipo de raciocínios desenvolvidos, quer ao nível das temáticas abordadas.
Na verdade, Russell centra-se fundamentalmente em questões de epistemologia – teorias sobre a percepção, cepticismo, definição do conhecimento e suas modalidades –, para avançar para questões que haveriam de estar na base da actual Filosofia da Linguagem (teoria das descrições definidas, teoria descritivista dos nomes próprios), passando por alguma metafísica, pelo problema dos universais, pela Lógica, para terminar com uma defesa da necessidade e utilidade do conhecimento filosófico. Áreas tão importantes como a Ética, a Estética, a Religião, entre outras normalmente abordadas na Filosofia não são aqui tratadas.
É um percurso fascinante, que interpela e desafia o leitor a questionar aquilo que, normalmente, dá por adquirido e incontroverso, mostrando que por trás do aparentemente trivial se pode esconder um oceano de problemas, alguns deles ainda hoje sem solução consensual. E que, por isso, o questionamento crítico e filosófico é imprescindível se quisermos alargar os nossos horizontes intelectuais e evitar o fechamento embotador do hábito e do dogmatismo. Citando o final do livro, «através da grandeza do universo que a filosofia contempla, a mente também se torna grandiosa, e torna-se capaz dessa união com o universo que constitui o seu bem maior».
Esta nova edição conta com uma tradução de grande qualidade técnica e com uma preciosa introdução de Desidério Murcho, que dialoga com o Autor e que permite ao leitor fazer uma compreensão mais profícua e enquadrada da argumentação desenvolvida por Russell e da terminologia por si empregada.