A review by cintyahikari
Como ser um conservador by Roger Scruton

4.0

Até 2020 eu tinha um pensamento e uma crença de que conservadorismo era antiquado. Não pesquisava muito sobre também, afinal, achava que era muito atrelado a igreja. Scruton com o seu livro me apresentou um lado do conservadorismo que eu não conhecia: “a consciência de que as coisas admiráveis são facilmente destruída, mas não são facilmente criadas”.
O livro é dividido em capítulos explicativos sobre temas como capitalismo, socialismo, liberalismo, ambientalismo, internacionalismo, multiculturalismo... Não foi uma leitura leve, pelo contrário, cada capítulo continha tantas informações que depois é necessário um tempo para reflexão. Reflexão e mente aberta é extremamente necessário para o melhor aproveitamento deste livro, sendo possível aprender muito com o mesmo.
Existem vários pontos que não fazia ideia que o conservadorismo defendia, uma delas é sobre preservação ambiental. Conservar o lar em que vivemos, sabe? "A destruição do meio ambiente prossegue a um ritmo assustador, e caso medidas sérias não sejam tomadas, só resta a catástrofe".
Para haver um diálogo entre partes é necessário sim (tentar) entender todos os lados. É nítido ver o quanto Roger estudou sobre o assunto, por isso não espere uma leitura "rasa" e de diálogos "sem embasamento".