A review by rltinha
Liberdade by Jonathan Franzen, Maria João Freire de Andrade

5.0

Deixei este título a fermentar na wishlist durante anos. Há uns meses comprei-o a metade do preço, que foi a justificação para o protelamento da aquisição durante todo o tempo antecedente. Depois deixei-o à espera de vez nas minhas (não raras vezes) absurdas prioridades leitoras.
Foram cometidos erros, portanto.
Drama familiar habitado por personagens claramente modeladas, amplas em luzes e sombras, nos antípodas das gentes de papel. Os temas do americanismo do início do século XXI andam quase todos por ali, disserta-se mais intensivamente sobre um ou outro tema, mas tudo é secundário à família Berglund e à sua história, microcosmos para generalizações e exemplo padrão de um certo catálogo de virtudes e vícios humanos.
A estrutura participa da realidade do seu tempo: fragmentada, parcial, inconstante, como a própria progressão da família Berglund.
As vozes e os tempos narrativos informam aquela estrutura não linear de uma sucessão de eventos e estados que adensam a profunda humanidade da escrita de Franzen, consagrando-o como um grande escritor, mesmo que não o the great wtv writer.