A review by igormdemiranda
The Varieties of Scientific Experience: A Personal View of the Search for God by Carl Sagan

4.0

Eu era bem jovem quando tive o primeiro contato com a obra de Carl Sagan. Foi pelas mãos de meu irmão, que tanto influenciou o meu interesse pela música e pela ciência, que pude conhecer 'O Mundo Assombrado pelos Demônios', o livro mais famoso do cientista americano. Foi a partir desse ponto que comecei a me aprofundar na beleza da física e do universo pelas palavras daquele que se tornaria um de meus maiores ídolos.

Sagan, nesse processo, mudou a forma como eu pensava sobre a vida, sobre a religião, sobre o nosso papel no universo. Ele me mostrou que a consciência de nosso tamanho diminuto diante do universo não nos diminui, não nos faz menores, não rebaixa a nossa humanidade, muito pelo contrário; saber que, apesar de nosso tamanho diminuto, tivemos a curiosidade e capacidade exploratória de enxergar e teorizar coisas tão distantes de nós acaba por nos engrandecer enormemente.

Nessa obra, a temática não poderia ser diferente. 'The Varieties of Scientific Experience' é um compilado das aulas de Sagan na famosa convenção Gifford sobre teologia na Escócia. Por elas, Sagan derrama seu incrível intelecto na análise do sagrado em meio ao cosmos, trazendo para a mesa discussões sobre a formação do universo, a vida em outros planetas e a impossibilidade, ao seu ver, de um universo criacionista.

"Cada um de nós é, sob uma perspectiva cósmica, precioso. Se um humano discorda de você, deixe-o viver. Em cem bilhões de galáxias, você não vai achar outro como ele"

Com uma reverência a beleza da ciência e do universo, Carl Sagan é, para mim, o mais religioso de todos os ateus. Suas crenças moldaram as minhas e, a isso e a ele, eu sempre serei grato. Leia Sagan!

[O livro possui versão em português: 'Variedades da Experiência Científica' pela Companhia das Letras]