A review by acrisalves
Wintersmith by Terry Pratchett

4.0

https://osrascunhos.com/2017/06/24/wintersmith-terry-pratchett/

Wintersmith é o 35º livro de Terry Pratchett que decorre no mundo ficcional de Discworld, um mundo em forma de disco suportado por quatro elefantes que, por sua vez, se erguem sobre uma tartaruga que deambula pelo Universo.

De tom irónico, com passagens hilariantes quer pelas situações que provoca quer pela paródia que faz de situações reais, Discworld é uma excelente série de fantasia à qual sabe bem voltar de quando em quando.

Este é um livro de tom mais juvenil e de narrativa simples que nos apresenta uma jovem bruxa de origens rurais. Curiosa e movimentada, Tiffany Aching é uma personagem apresentada em The Wee Free Men (publicado em português pela Saída de Emergência como Os Homenzinhos Livres). Desta vez a curiosidade levou-a a provocar uma catástrofe, quando dançou com o Wintersmith, assumindo na mente desta criatura a face da Deusa do Verão.

Curioso, apaixonado, o Wintersmith, desastrado e pouco seguro de si como qualquer pessoa que sente tal sentimento pela primeira vez, dedica-se a criar réplicas da imagem de Tiffany nos flocos de neve e nas janelas geladas. Se a demonstração de admiração se ficasse por aqui estaria tudo bem, mas o Wintersmith resolve mostrar o seu poder esculpindo enormes icebergs e instalando o maior Inverno de todos os tempos.

TIffany terá, assim, de arranjar forma de afastar o Wintersmith, enquanto lida com a morte de uma grande bruxa e ajuda a jovem substituta desta a aprender a vertente mais rural desta profissão.

Engraçado e leve, este volume não é dos melhores da série mas é, ainda assim, uma agradável e aconselhável leitura que se centra nas bruxas peculiares mas inteligentes e sagazes deste mundo.