A review by vaniasacramento
300 Days of Sun by Deborah Lawrenson

3.0

Quando terminei de ler 300 dias de Sol, fiquei na dúvida se avaliava este livro com 3 ou com 4 estrelas, por isso decidi atribuir-lhe um 3,5.
Este livro relata a história de Joanna, uma jornalista, que ao conhecer Nathan envolve-se numa aventura que tem como ponto de partida o desaparecimento de crianças no sul de Portugal.
Desde o início que percebi uma grande relação ao caso Maddy (a menina inglesa desaparecida no Algarve), e apesar de esperar um desenvolvimento da narrativa muito centrado nesse tema, acabou por me surpreender na medida em que a autora introduz na história uma outra história completamente diferente, passada durante a Segunda Guerra Mundial. A história dentro de outra história, assim como todo o trabalho de pesquisa da autora sobre Portugal, foram para mim os pontos fortes deste livro. É interessante ver o nosso próprio país visto pelos olhos de outra pessoa. No entanto, esperava mais dos personagens, e acabei por não sentir muita empatia com eles. O livro tem uma narrativa simples e fluida. Trata-se de uma leitura leve e o mistério acaba por nos envolver. Embora o enredo me tivesse prendido, confesso que fiquei desapontada com o final. Senti que faltou um clímax na história.