A review by inesscm
A boneca de Kokoschka by Afonso Cruz

4.0

Para mim, este é sem dúvida um dos livros mais interessantes de Afonso Cruz que tive oportunidade de ler até ao momento.

Nesta obra, somos apresentados a uma narrativa que fala de como as nossas vidas se interligam com as daqueles que nos rodeiam e como, por vezes sem saber, podemos ter um impacto duradouro nas suas vidas. Afonso Cruz cria uma teia de relações entre as personagens que vai ser explorada com o avançar dos capítulos, formando uma imagem complexa que nos permite acompanhar três linhas narrativas principais - a de Isaac Dresner, a de Mathias Popa e a de Adele Varga - e a forma como estas se relacionam, por vezes de forma subtil, outras vezes de forma gritante.

Se ao princípio achei a história um pouco desconexa e com saltos temporais que não faziam sentido, a partir de meio os novelos começam a separar-se, as narrativas paralelas começam a surgir e, no fim, ficamos com uma visão completa e profunda da história nas suas várias linhas temporais. Para refletir sobre temas como a guerra, a perda, a saudade, as relações interpessoais, o destino, ou o amor.