A review by acrisalves
East of West, Vol. 1: The Promise, by Jonathan Hickman

4.0

Com fotos em https://osrascunhos.com/2017/02/07/east-of-west-vol-1-hickman-dragotta-e-martin/

Finalmente peguei no primeiro volume de uma das séries mais faladas da Image, East of West. Com uma grande componente fantástica, a história decorre num mundo semelhante ao nosso onde os quatro cavaleiros do Apocalipse andam à solta, em missão. Mais especificamente, A Peste, A Guerra e A Fome procuram A Morte que deambula em busca de algo muito específico – a sua amada.

Cruzando o caminho dos cavaleiros encontram-se organizações secretas de seres humanos que ouviram a mensagem – a mensagem profética que irá ditar o destino de todos os envolvidos e, muito provavelmente, o fim do mundo.

Se, nas primeiras páginas, assistimos a uma sucessão de episódios violentos, onde são usados poderes sobrenaturais e os humanos são facilmente chacinados, a história sofre uma reviravolta quando percebemos que, por detrás da demanda se encontra uma grande e amaldiçoada história de amor.

Enquanto alguns dos acontecimentos anteriores vão sendo revelados assistimos à busca incessante dos três cavaleiros, três entidades sob forma humana de aspecto inofensivo que mostram o seu afastamento psicológico da espécie humana, uma espécie de repulsa e aborrecimento pela fraqueza que demonstramos e que nos tornam tão fáceis de matar e enganar.

Talvez por terem esta postura para com os seres humanos se irão tornar mais fáceis de manipular e envolver em esquemas de poder humanos, esquemas que não percebemos na totalidade por enquanto mas que envolvem o estranho relacionamento amoroso de Morte e o motivo pelo qual os restantes cavaleiros pretendem o seu retorno.

Ao pegar em elementos conhecidos, conferindo-lhes materialidade e sentimentos, East of West consegue captar o interesse e sair do que é comum, despertando curiosidade para a forma como irá ser desenvolvida a história e que trama irá ser descoberta