A review by ritaslilnook
Equador by Miguel Sousa Tavares

4.0

que história do caraças! que livraço!

quando terminei este livro peguei na câmara e comecei a balbuciar tudo o que me vinha à cabeça. não sabia bem o que sentir, mas sabia que estava impactada com esta história.

vou começar por vos dizer: não se deixem enganar, não se sintam intimidados!

este é um livro pesado, de época (1905), mas de simplíssima escrita. num ápice estava envolta nas aventuras amorosas e no desenrolar de todo o processo de ia de Luís Bernardo para S. Tomé.

confesso que o reconhecimento que o protagonista faz pela ilha não foi a minha parte favorita de ler (querido Eça, senti-o aqui presente!), mas é preciso contextualizarmo-nos. tal como Luís, nós vemos S. Tomé pela primeira vez e, em parte, acho que isto se dá à necessidade de sentirmos a ingratidão da sua missão também na nossa pele.

Luís é um personagem complexo, um homem humano, com convicções morais fortes e inovadoras para a época. escrevo sobre ele como se escrevesse sobre um amigo, adorei-o. ler sobre o quão penosa e solitária se tornou a sua vida faz com que julguemos menos... talvez, que questionemos os nossos próprios ideais durante um instante.

quero escrever tanto sobre esta história, mas não quero estragá-la para ninguém... e isso é difícil!

a quem embarcar nesta aventura, tenha atenção: o enredo distorce a constante luta interior entre a razão e o desejo, entre cumprir o dever ou ceder ao amor.

ponham de lado o preconceito, leiam!