A review by rltinha
Dom Casmurro by Machado de Assis

4.0

Ao leitor desta obra de Machado de Assis não faltarão divertimento e satisfação literária. Porém, o bom leitor ficará inevitavelmente aquém do quanto se divertiu e satisfez o autor com a escrita.

Irónica fábula de costumes às mãos de um narrador que tem tanto de cândido como de indigno de fiança, «Dom Casmurro» a ninguém canoniza e a todos descobre faltas capitais, mesmo nos designados (expressa ou tacitamente) «santos».

Perde no desequilíbrio entre a parte primeira e a segunda, que embora espelhando o ritmo da passagem do tempo sob a perspectiva do narrador, priva o leitor do muito que poderia do detalhe devido pela riqueza (somente insinuada e voluntariamente omissa) da trama criada.

Na qualidade de pessoa que usa termos jurídicos em humor quotidiano, e de testemunha com ampla razão de ciência sobre os meandros da beatice e da sua criatividade em renegociação de dívidas para com o Senhor, registei com gáudio as plúrimas passagens de dissertação em fluxo de consciência sobre a particular doutrina beato-legal de Bentinho e os seus. 

Uma maravilha.