A review by ritaralha
Estórias de dentro de casa: novelas by Germano Almeida

4.0

Germano de Almeida nasceu na Ilha da Boavista, em 1945 e viveu toda a juventude em Cabo Verde. Aos 18 anos veio para Lisboa e licenciou-se em Direito, na Universidade de Lisboa.
Regressou a Cabo Verde e no início da década de 80 publicou as suas primeiras histórias sob o pseudónimo de Romualdo Cruz.

Em 1989 publica o primeiro romance, “[b:O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo|42979673|O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo|Germano Almeida|https://images.gr-assets.com/books/1543490400s/42979673.jpg|66815780]” que foi um sucesso e é considerado um clássico da literatura cabo-verdiana.

Em 2018 foi o vencedor do Prémio Camões.

“Não sou escritor, sou um contador de histórias. Histórias da minha gente. Não invento nada, reconto aquilo que nós somos enquanto gente, enquanto povo, enquanto cultura. Por isso, este prémio não foi para mim [bem, o dinheiro pode ser, diz rindo] mas o prémio Camões foi para Cabo-Verde. E deixou a minha gente tão feliz”.
Entrevista dada ao Jornal Online Observador e que pode ser lida aqui.

Estórias de Dentro de Casa são três novelas que abordam a sexualidade e a complexidade das relações homem-mulher. Quase nenhuma questão fica de fora - virgindade, adultério, casamento, machismo, violência, educação, preconceitos, superioridades e ofensas - em relação às mulheres e contra as mulheres - atravessam as histórias, mas com muito humor, ironia e paródia.

In Memoriam – ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
As mulheres de João Nuno – ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Agravos de um artista – ⭐️⭐️⭐️



19/198 – Cabo Verde