A review by dahparra
A Single Swallow by Zhang Ling

5.0

Quando peguei "A Single Swallow" emprestado no Kindle Unlimited, eu não sabia muito bem o que esperar. A sinopse não deixava muito claro o quão interessante a escrita de Zhang Ling é, mas já me deixou curiosa ao mencionar que o livro foi ganhador de prêmios literários.

Pois bem, eis que fui completamente fisgada pela história de Ah Yan. Esta não é uma história fácil, aliás. Ambientada na segunda guerra mundial em um pequeno vilarejo chinês, temos a perspectiva de três homens cujas vidas se cruzam por conta de uma mesma garota. Ah Yan passa pela vida dos três protagonistas, mas claramente essa é a história dela.

O próprio título do livro - "A Single Swallow" - é uma referência clara a Ah Yan, cujo apelido de infância era "Andorinha" (Swallow, em inglês). Não apenas isso - mas Ah Yan teve um papel especial na vida dos três protagonistas de forma a definir o futuro de cada um deles.

Nossos três protagonistas que narram a história - Pastor Billy, Ian Ferguson e Liu Zhaohu - são homens que não poderiam ser mais diferentes entre si. Porém, a guerra faz com que suas vidas se cruzem e eles acabam por se tornar iguais em frente à enormidade da guerra e à enormidade de seu amor por Ah Yan. No ódio da guerra e no amor por uma garota, eles se tornaram iguais.

Entretanto, assim como o amor pode trazer o melhor das pessoas, ele também pode deixar terríveis marcas e mostrar lados não tão belos de cada um. Billy, Ian e Zhaohu amaram Ah Yan, mas o egoísmo de cada um acabou por marcá-la, cada um a seu modo. E isso a fez ser uma mulher extremamente forte, independente e endurecida pela vida.

Eu passei a admirar Ah Yan como fazia tempo que não admirava uma outra personagem feminina. No início do livro, ela era como uma irmã mais nova que eu queria proteger e cuidar. Com o passar do tempo nas páginas do livro, ela foi se moldando uma personagem admirável, cuja força me inspirou fortemente.

Falando em personagens, a própria guerra coabita essa história, atuando como muito mais do que um simples pano de fundo. Em certos momentos, ela estava tão intricada na vida das personagens e nas consequências que trouxe para cada uma, que era como se a própria guerra também fosse uma personagem, sempre à espreita para mudar o destino de cada um.

Referindo-se à guerra, uma frase que me marcou muito foi de que "essa é uma história de pessoas cujas vidas se entrelaçaram não por causa de amor, mas por causa do ódio. Do ódio dos outros".

Falando um pouco sobre a escrita de Zhang Ling e o que mais me chamou a atenção neste livro, e que eu achei particularmente genial, é que a história é narrada por fantasmas. A história começa com o fantasma do Pastor Billy contando a história, aguardando por seus companheiros de guerra se reunirem a ele no pós-vida para complementarem a história.

Achei esse detalhe simplesmente incrível, diferente de tudo o que já li, e de uma delicadeza que fez toda a diferença na história. A escrita da autora é sensível, mas objetiva e muito tocante.

Outro ponto alto vai para um dos capítulos do livro que é narrado por Ghost, um cão de guerra que acompanha Ian no acampamento americano na China. É impossível ler essas passagens e não se apaixonar por Ghost e admirar sua lealdade aos companheiros humanos, sua inteligência e destreza canina.

Já aviso que a história de "A Single Swallow" é dolorida. Eu chorei em diversos momentos, e em outros meu coração se apertou ao ler sobre as atrocidades da guerra, suas lágrimas e vidas desperdiçadas. Eu me importava demais com cada uma das personagens: Ah Yan, Pastor Billy, Liu e o cãozinho Ghost. A autora criou personagens vivas, que respiravam, sofriam e amavam, e amei acompanhar a história delas. Mesmo após ter terminado o livro, me pego parando para lembrar de certas passagens ou certos momentos.

Acho que esses são os livros que de fato fazem diferença na nossa vida: eles permanecem com a gente.