A review by pati_c
The Apology by Eve Ensler

3.0

The Apology, O Pedido de Desculpas (tradução livre), o mais recente livro de Eve Ensler é um soco no estômago.

Eve Ensler foi abusada física e sexualmente por seu pai desde os 5 anos, e durante a vida esperou um pedido sincero de desculpas deste homem que cometeu a traição máxima, porém este pedido de desculpas nunca veio.

Foi então que Eve decidiu que ela mesmo poderia imaginar e escrever este pedido. A idéia foi abrir caminho para que ela, e possivelmente outras pessoas na mesma situação, possam finalmente se libertar deste tipo de trauma e seguir em frente.

Escrito sob o ponto de vista do seu pai, a leitura não é fácil. Acredito que poucas pessoas gostariam de estar dentro da cabeça de um pedófilo incestuoso, ainda mais porque não se trata de um personagem de ficção, então confesso que foi uma leitura difícil.

O texto é corajoso e intenso, quase uma purgação, e eu acredito que a catarse seja mesmo necessária para que certos traumas possam ser finalmente liberados.

Apesar disso, minha reação ao livro é um tanto conflitante. Por um lado senti alívio, pois Eve parece ter conseguido perseverar apesar do trauma vivido, dando a nós leitores uma esperança de que algumas pessoas conseguem, mesmo que a duras penas, superar os abusos que sofreram.

Por outro lado sinto que poderia ter continuado minha vida sem saber da existência de Arthur Ensler e das atrocidades cometidas por ele. Um ser desprezível que não pagou pelos crimes que cometeu.

Sim, é um livro sobre a pessoa traumatizada e para a pessoa traumatizada, mas não consegui evitar uma certa amargura ao constatar que mais uma vez um abusador se safa, assim como tantos outros, deixando apenas o rastro de destroços pela caminho onde passou.

É uma leitura que pode servir como alerta para uns, cura para outros, mas não tenho certeza se é uma leitura necessária para todas as pessoas. Por este motivo estou dividida entre recomendar ou não The Apology. O livro é forte e explícito e algumas pessoas podem não estar preparadas, e aqui deixo o alerta.

Apesar da nota de perseverança e superação, eu não leria novamente.

Para esta e outras resenhas, e muito mais, visite: Siana Press