A review by patriciatame
Lady Knight by Tamora Pierce

3.0

Chegou ao fim. O que dizer? Gostei. Foi uma aventura. Na minha vida e na vida dela. Saber que o final seria um final feliz. Saber que é um livro para se ler com 13 anos, e apreciar a viagem. Perder pessoas no caminho no terceiro (ou no quarto?) livro. Mas continuar.

Ela não perdeu os amigos. Eles continuaram. O amor romântico ainda se sneakou no final. Foi uma piadinha, mas aceito. Poderia ser sido mais emocionante - o quase mais emocionante foi quando o Owen chorou por ter deixado a sua montada morrer, e falar com o Lord Wydlon sobre isso, a pedir perdão. Também gosto dos beijos. Como há espaço para um beijo na testa do capitão à heroína. Ela é um pouco perfeita demais? É, faz tudo bem, sabe tudo, e corre tudo bem. Mas foi isso que eu pedi quando comecei a ler. Assim seja, mesmo que tenhamos de discordar. Cada qual com os seus defeitos - mesmo que a narrativa esteja do lado deles. Foi uma boa aventura de se ler.

Caveat é que este livro teve demasiadas batalhas e coisas que não consegui acompanhar. Tantos nomes, e isso. Gostei mais do primeiro - era mais relatable. E o segundo. Mas é assim: as pessoas crescem. Cresçam e vão. Não sei se terei saudades da Kel. Gostei da Kel que me ensinou a respirar. Que tinha de aprender a ser forte de corpo, e aprender a ser soft de coração. A líder nata já não sou eu; não que a outra fosse. Ela foi destinada a proteger os pequenos. Um pouco cliché demais, mas assim seja, também.

O futuro me dirá o que ler a seguir. Mas de facto gostei da perspectiva. A perspectiva feminina e mais completa e verdadeira de uma pessoa, num livro de aventuras, cavalos, e coisas assim. Gostei. Tive coisas de que gostei. Escapism, também. Ler para relaxar. Saber que tudo vai acabar bem. E acho que isso tem valor.

Quase dava o 5 por isso. Mas não posso. Gostei mais do primeiro. Vou dar 3.