A review by patriciatame
The O'Sullivan Twins by Enid Blyton

2.0

Peço desculpa a este livro, mas acho que ficou mais datado e mais estereotipado. A mensagem da autora é demasiado influenciadora na maneira como ela desenvolve a história e as personagens.

Não compreendo como não há mais consequências para as personagens terem preconceitos para com as outras (das três novas alunas, só uma é que é bem vista e bem acolhida, a Lúcia; a Margarida e a Elga não porque têm ares carrancudos, supostamente.

Mais: a prima das gémeas, não me lembro do nome dela, mas em inglês é Alice aparentemente, é tratada com demasiada severidade. Não só pelas colegas, claro: pela autora. Um homem não chora? Esqueçam. Uma menina de 14 anos não chora, também faz parte da lição aqui. É ridicularizada por não saber acender uma lareira, é ridicularizada por chorar por ser maltratada por isso, e mais do que isso, é claro como água que autora considera isso merecido, ou teria dado também uma lição às suas companheiras por a ridicularizarem (a autora dá sempre lições às meninas mal-comportadas e "mimadas", mesmo as que nunca tiveram oportunidade nenhuma de aprender a fazer uma tarefa assim na vida).

Mesmo a Margarida é meio culpada pelo seu mau-comportamento que advém dos seus problemas no passado. A Margarida claramente precisa de ajuda, coisa pouco conhecida na altura da autora, talvez, mas por ser desprezada pela própria família, mesmo assim ainda lhe colocam alguma culpa por ser impulsiva e defensiva. Também tem problemas de aprendizagem, claramente, com 16 anos e na turma de jovens de 13, 14 anos. Mas não.

Por fim, a Elga é super one-sided, uma personagem simplesmente má ou vilã, sem motivações verdadeiras sem ser querer ser vingativa. Ou é psicopata/sociopata ou assim ou não sei o que é, porque tendo em conta que ficava feliz de fazer coisas más e ser outra pessoa culpada por essas coisas... e não tem quaisquer nuances...

Acho que este livro é pior do que o primeiro. Apesar das aventuras, as personagens ainda são menos nuanceadas e as aventuras são menos interessantes, revolvem sempre em volta desta história das vinganças e todas as personagens ficam mal na fotografia (menos a Margarida. A Lúcia é tão Mary Sue que não consigo contar com ela, desculpem).

As personagens apresentadas no livro anterior são mais esquecidas, o que também é chato, e os episódios do dia a dia também são menos explorados.

All in all, fiquei mais desapontada com este livro.