A review by kiriamarin
Mefisto by Klaus Mann

4.0

Finalmente meu reencontro com este livro que deixei quase a metade em 2021,é interessante notar quando minhas leituras em um certo ponto tem uma temática em comum mesmo parecendo aleatórias, só venho notar isso nas minhas notas.
Aqui é uma obra com tema "diabólico", nada de sobrenatural mas sim humano. Um ator que tem sua carreira e vaidade acima de tudo,algo natural no mundo da arte,em especial do gênero masculino, a diferença aqui é que a trama está situada no período de ascensão do extremo nacionalismo-socialista na Alemanha, o partido de Hitler.
Hendrick
, o titere,bobo da corte,narcisista,ambicioso, desfilando por um caminho de sangue ,por cima de cadáveres em nome da arte, ou será tudo pela arte mesmo?
Um protagonista fascinante e sedutor, que também as vezes lembra que é apenas um homem comum e também ouve a voz da consciência ou do medo?? Para logo esquece-la pelo próximo canto da sirene do poder. Um ator fascinante e inseguro ,um farsante,um lindo monstro, que esquece sua humanidade ao escolher a fama.
Bom podemos notar da sua trajetória um paralelo com o fascínio que ditadores populista populistas tem sobre o "povo". No palco político e da arte tudo pode ser corrompido e adulterado...