A review by riziaelivros
Os Sofrimentos do Jovem Werther by Marcelo Backes, Johann Wolfgang von Goethe

emotional medium-paced
  • Plot- or character-driven? Plot
  • Strong character development? It's complicated
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? Yes

5.0

Esse livro com apenas 160 páginas me fez sentir coisas e pensar pensamentos que calhamaços de mais de 500 págs não fizeram! Passou rápido, mas me envolveu como se tivesse passado devagar.
Eu comecei essa leitura com as expectativas altíssimas e não só minhas expectativas foram alcançadas, como surpreendidas! Goethe sabia exatamente o que estava fazendo.
Como ele sabia exatamente o que iria despertar no leitor?
Me senti vigiada.
Ele fez tudo isso de propósito!
A forma como ele organizou a narrativa, a maneira como mesclou diferentes gêneros literários, os meios que encontrou de distrair o leitor.
Uma narrativa tão bem construída, e tão envolvente! Tão rápida e ao mesmo tempo tão completa.
Mas além da experiência proporcionada pela técnica, Goethe teve a ousadia de abordar saúde mental no século 18. !!
Através do ponto de vista do jovem Werther. Um emocionado incompreendido.
O que nos une mais do que nossas anqústias?
Eu decidi que ele sabia exatamente o que estava fazendo ao escrever esse livro, assim que li o primeiro trecho. Um recado do "editor" ao leitor, sugerindo que: se se identificasse com o livro, fizesse dele um amigo. Um consolo. Goethe conseguiu harmonizar reflexões universais com um personagem tão bem desenvolvido que me deu a impressão de estar lendo uma autobiografia. Dele. Mas poderia ser a minha.
Digo com tranquilidade que se tornou um dos meus livros favoritos da vida! A obra reúne as melhores qualidades literárias (ou a maioria delas) na minha opinião. Poucas informações, todas importantes. Sem pontas soltas. Sem enrolação. A impressão é que cada frase foi meticulosamente escolhida pra estar ali. Uma leitura mágica! Que me fez querer ler tudo que o autor já criou.