A review by ggcd1981
Mort by Terry Pratchett

adventurous emotional funny lighthearted medium-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? Yes
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? Yes

4.5

This review contains spoilers.
Mort é um livro que li a vários anos atrás em português e agora reli em inglês, especialmente porque acredito que muito da nuance do humor é perdido na tradução para o português. Essa segunda leitura não atingiu tão forte quanto a primeira pois lembrava algo do enredo, mesmo que não tudo. Contudo o livro com certeza mante o nível de humor inteligente de Pratchett e foca em um dos seus melhores personagens, Death. A história do livro é a seguinte: Death quer um estagiário e encontra um em Mort, um adolescente que busca se tornar aprendiz de algum comércio. Só que o rapaz tem dificuldade de tirar a vida indiscriminadamente especialmente quando se trata de uma princesa que interessa Mort. O rapaz, em uma missão solo, acaba poupando a garota e isso dá um curto circuito no desenrolar da História do Discworld e logo o universo começa a tentar corrigir o erro. Isso se torna uma corrida contra o tempo para Mort e seus aliados para salvar definitivamente a vida da princesa. Enquanto isso acompanhamos as aventuras de Death que, com um estagiário, tem mais tempo livre em mãos.    

Além dos protagonistas Death e Mort o livro tem uma série de personagens carismáticos: Ysabell, filha adotiva de Death e apaixonada por Mort; Princesa Keli (em quem Mort tem um crush) constantemente frustrada porque seus súditos têm dificuldade de lembrar dela desde que ela sobreviveu ao que deveria ser sua morte; Cutwell, um mago fraco que é apontado pela princesa Keli como reconhecedor real, responsável por lembrar os súditos da existência da princesa. Cutwell se torna aliado de Mort e Ysabell ao tentar salvar a princesa; Albert, um antigo mago poderoso que se tornou cozinheiro de Death; e Binky, o cavalo de Death que viaja entre o domínio de Death e o Disco, ele ainda voa pelo disco possibilitando as várias mortes. 

O livro culmina com Mort e Death tendo um duelo em que Death vence, mas é convencido por Mort e Ysabell a poupar a vida do rapaz e da princesa. Death convence os deuses a mudar a realidade original para que Keli viva e governe. Mort e Ysabell - que se apaixonaram ao longo da história - se casam (gostei bastante disso) e são nomeados duque e duquesa por Keli enquanto Cutwell é nomeado mestre do quarto da rainha, as implicações disso não são claras. Death comparece à recepção de Mort e Ysabell, onde avisa Mort que terá que se certificar de que o destino original seja cumprido, e apresenta-lhe a realidade alternativa que ele criou, agora reduzida ao tamanho de uma grande pérola, antes que os dois se separem em termos amigáveis. Essa parte foi um pouco melancólica para mim pois a impressão que tive foi que Death não veria sua filha novamente, mas Discworld é uma serie longa e espero que eles se reencontrem de novo. O livro, como os três primeiros que li de Pratchett, me entreteve, foi de humor sarcástico e inteligente e com passo rápido, apesar de não ser tão hilário quanto eu lembrava na segunda leitura. Minha experiência com a obra ainda foi positiva e com certeza quero continuar na série. Dou 4.5 estrelas. 


Expand filter menu Content Warnings