A review by kauafirs
Mistborn Trilogy Boxed Set: The Final Empire, The Well of Ascension, The Hero of Ages by Brandon Sanderson

5.0

Lembro de ter lido sobre Mistborn no grupo de fantasia do Skoob no Facebook quando era pré-adolescente. Na época, eu não entendia muito bem todo o ânimo e excitação que essa série causava nos leitores e isso despertou uma curiosidade que só fui saciar agora, muitos anos depois. E, hoje, após ter lido a primeira era inteira, eu não consigo entender o porquê eu nunca li Mistborn até então. Pensei que seria impossível alguma série de fantasia superar A Crônica do Matador do Rei, mas felizmente descobri que Mistborn fica par a par.

É no mínimo admirável o trabalho que o autor faz de construção de mundo aqui. Não tem nenhum outro que eu já tenha lido que chegue aos pés de Brandon Sanderson nesse sentido. É tudo tão bem amarrado e construído tintim por tintim que chega a ser emocionante e catártica a experiência de finalizar A Primeira Era do universo de Mistborn.

Em especial, o momento em que o Sazed está nos Piths of Hathsin, diante da destruição do mundo, e começa a gritar incansavelmente que a Vin vai voltar me fez chorar de soluços. Todo o arco dele, nesse livro, é lindo e profundamente emocionante. A relação dele com a fé e todas as mensagens que esse livro, especialmente, passa sobre isso, no contexto de Mistborn, são estupendas.

Outro ponto de destaque das minhas leituras é o fato da narrativa ser muito cativante e, mesmo quando não parece estar acontecendo nada do ponto de vista de um personagem, está. Praticamente, cada capítulo é uma reviravolta, um plot twist diferente. Pra cada pergunta que o autor responde, surgem mais novas que deixa o leitor encabulado e o prende à narrativa. Os finais dos três livros foram muito surpreendentes e eu amo que o leitor começa e termina todo livro (exceto o último, claro) sem saber exatamente de quase nenhuma explicação principal da lore de Mistborn. A figura do Lord Ruler oscila constantemente entre um vilão amargo e um herói benevolente. O Herói das Eras é toda hora uma personagem diferente. O atium tá sempre em algum outro lugar. O comportamento dos koloss uma hora é um mistério, depois totalmente descoberta, mas na verdade não tanto assim, porque, pra variar, estamos sendo enganados. Eu amo isso! Você nunca entende o que tá acontecendo ao mesmo tempo que tudo sempre faz sentido, mas não faz. A explicação completa parece vir só ao longo do terceiro e último livro e, quando vem, é avassaladora.

O desfecho de Kelsier, Vin e Elend e, em especial, a do Herói das Eras são alguns dos pontos altíssimos do livro. Me chocaram muito quando li, mas fazem completo sentido pra história. Gostei muito do fim dessa Primeira Era. Experiência de leitura fenomenal e totalmente satisfatória! Com certeza, uma das melhores leituras que fiz. Acho que vou começar a espalhar a palavra de Brandon Sanderson por aí rs!