A review by marcellemml
Slewfoot: A Tale of Bewitchery by Brom

challenging dark emotional mysterious tense slow-paced
  • Plot- or character-driven? A mix
  • Strong character development? Yes
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? No
  • Flaws of characters a main focus? It's complicated

5.0

Eu não sei o que falar, só sentir, e os sentimentos são: amor pela Abitha, Samsom e seus aliados, e ódio por todo o resto. Tem duas pequenas coisas que me incomodaram um pouco, achei os xingamentos meio contemporâneos demais e
Spoilera Abitha aceita rápido o pacto final com o Samsom, não foi tão bem construído assim
. O resultado final seria aquele, mas uns 3 parágrafos de construção ajudariam. Mesmo assim, 5 estrelas por ter apresentado uma personagem tão incrível quanto a Abitha. Ela é sensata, decidida, batalhadora, e mesmo sendo religiosa, não entra na visão extremista da religião. Infelizmente, por mais que tenham bons seguidores de religião no livro, no geral, só foi mais um reforço pra minha convicção de que religião e comportamento de manada são atrasos para a humanidade. Tudo bem que a intenção do autor é mostrar que não há seres 100% bons ou maus (tirando o Wallace e o Ansel, morram, pragas), mas metade dos problemas do livro seriam resolvidos se os personagens não fossem Puritanos (passando todos os panos pro Samsom).

Esse foi o primeiro livro que li do autor, e gostei da forma como ele construiu a história. Tudo começa simples, mas à medida que a trama avança, os temas de fantasia/folk e horror/crueldade (tem descrições de tortura e morte de animal) vão se intensificando gradualmente. Mas a melhor parte é mesmo Abitha e Samsom, tanto isoladamente quanto a relação de companheirismo deles. Os dois estavam perdidos, ela, sem saber como conseguiria fazer o que era o certo, e ele, sem saber quem era e seu propósito. Os dois se encontram, e ao se ajudarem, não apenas conseguem respostas, como conseguem suporte e acolhimento, algo que não tinham.

Pra quem apoia os direitos e os erros das mulheres, quer terminar o livro pensando "que bom pra ela", recomendo demais essa leitura. Dizem que vale a pena ouvir o audiobook, e estou considerando.

Expand filter menu Content Warnings