A review by painteed_12
O Rapaz do Pijama às Riscas by John Boyne

challenging dark emotional reflective sad tense medium-paced
  • Plot- or character-driven? Character
  • Strong character development? No
  • Loveable characters? It's complicated
  • Diverse cast of characters? Yes
  • Flaws of characters a main focus? No

4.0

"Era óbvio que o pai e a mãe gostavam da companhia dos soldados, Bruno bem podia dizê-lo. Mas nem uma única vez convidavam para jantar uma das pessoas de pijama às riscas."

Comprei este livro quando era um pouco mais nova mas nunca consegui ganhar a coragem de o ler. Mas decidi lê-lo agora porque como vou a Berlim, pensei why not? 
~
Esta história fala sobre um rapaz, Bruno, filho de um comandante que vai para "Acho-vil" viver porque o "Fúria" foi lá jantar a casa um dia e promoveu o pai dele. Então ele, o pai, a mãe, Gretel (a sua irmã, mais conhecida como "O Caso Perdido"), a sua empregada Maria e o cozinheiro Pavel vão deixar a sua casa em Berlim para trás. No início Bruno não gosta nada, até que um dia decide ir explorar e ao chegar perto da vedação com muitas pessoas, encontra um rapaz de pijama às riscas do outro lado da vedação, o Shmuel. Estes ficam amigos, para o desconhecimento de toda a gente menos ambos.
~
Eu já sabia o final do livro, mas nem foi isso que me chocou. O que me fez mais impressão foi a inocência de ambos, especialmente de Bruno, que dizia coisas que seriam consideradas ofensivas, mas ele é uma criança, e não sabia que o que estava a dizer, ele simplesmente não percebia a situação que Shmuel estava a passar, e nem o próprio sabia muito bem. Ele apenas achava que Shmuel podia andar o dia todo de pijama e tinha muitas outras pessoas para brincar, enquanto Bruno estava em casa sozinho.

"Bruno achava que, no que tocava aos pais e em especial às irmãs, quanto menos soubessem melhor, porque quem não sabe é como quem não vê."

Expand filter menu Content Warnings